TI colhe os benefícios da Hiperconvergência para principais recursos do data center

TI colhe os benefícios da Hiperconvergência para principais recursos do data center

A infraestrutura hiperconvergente oferece importantes benefícios para a TI, o impacto da Hiperconvergência afeta diretamente o desempenho e a entrega de soluções computacionais essenciais para diversos tipos de negócios, a exemplo de aplicativos virtuais que podem atender segmentos como varejo, saúde, educação, gestão, entre outros.

A Hiperconvergência traz os principais recursos do data center: computação, rede e armazenamento para um único conjunto de hardware. Com isso, benefícios como gestão simplificada, menor tempo de inatividade e maior flexibilidade convergem em importantes melhorias no gerenciamento de servidores, aplicativos e desktops virtuais.

Ao adotar a Hiperconvergência, as empresas passam a ter benefícios estratégicos em suas operações, incluindo alta disponibilidade e melhoria de desempenho no processamento e armazenamento de dados.

A Hiperconvergência reduz o tempo de resposta nas operações críticas

Outro importante benefício para empresas que adotam a Hiperconvergência é a redução do tempo de resposta de aplicativos virtuais.

A tecnologia hiperconvergente fornece uma versão virtualizada das soluções operacionais considerada críticas, reduzindo o tempo de execução, aumentando a produtividade dos setores estratégicos da empresa ligados aos setores operacionais e ao atendimento ao cliente.

Na prática, isso significa por exemplo, reduzir o tempo de logon de aplicativos virtuais. Em muitos casos, o tempo para ter um sistema disponível para as operações cai de 3 minutos para cerca de 45 segundos.

Gestão simplificada e maior eficiência ao Data Center

Em seu conceito básico, a Hiperconvergência ajuda simplificar o gerenciamento do data center. Em vez de trabalhar com hardware de armazenamento de um fornecedor e hardware de rede de outro, uma infraestrutura hiperconvergente direciona para um único lugar através de um mesmo distribuidor.

Desta forma, os profissionais de TI podem ter certeza de que tudo funciona em harmonia, e uma atualização de firmware não fará com que algo falhe como ocorre em um data center tradicional.

Esses benefícios da Hiperconvergência levam a uma grande economia de tempo para as equipes de TI, liberando os administradores para que se concentrem na manutenção e no desempenho de servidores, desktops virtuais e aplicativos, levando a maior eficiência das operações.

Por fim, a simplicidade e a escalabilidade promovida pela Hiperconvergência facilita a comunicação das necessidades de recursos para os tomadores de decisões financeiras, levando maior produtividade ao time de TI.

Os desafios da Hiperconvergência

Como você percebeu, os benefícios da infraestrutura hiperconvergente  são claros, assim como a tendência em direção à adoção corporativa. No entanto, nem todas as empresas estão envolvidas nesse novo tipo de inovação do data center orientada por software.

Por causa dos desafios técnicos e de licenciamento, as empresas maiores são mais rápidas para fazer a adoção quando comparado com as empresas menores.

Quando lançado pela primeira vez, uma das principais barreiras  para a adoção da hiperconvergência estava na forma de escalabilidade. Agora, essa característica se tornou um dos pontos fortes e principais benefícios da infraestrutura hiperconvergente. Atualmente as sete áreas consideradas desafio para as empresas junto com seus setores de TI são:

  1. Processos de gestão e operações;
  2. Modelo de investimento/financiamento;
  3. Cultura da empresa;
  4. Descrição do serviço e interface de autoatendimento;
  5. Política da empresa;
  6. Aplicação da tecnologia ;
  7. Relacionamento comercial / cliente

A arquitetura hiperconvergente pode ser uma grande mudança para gerentes e diretores de TI acostumados ​​em implementações de infraestrutura mais tradicionais.

Com recursos de TI específicos voltados para tarefas como armazenamento, redes ou administração de servidores, a idéia de convergir essas disciplinas pode fazer com que os profissionais de TI também passem por uma fase de adaptação.

Sobre a Combina

A missão da Combina é ajudar os gestores de TI a atingirem suas metas de negócios ao fornecer os conselhos de tecnologia e os produtos e serviços que eles precisam. As áreas de foco da Combina incluem licenças de software, servidores, networking, armazenamento de dados, cloud computing, segurança,entre outros produtos e serviços conectados à tecnologia de última geração.

Para saber mais sobre os benefícios da Hiperconvergência aplicado ao setor de TI das empresas, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog!

Compartilhe este Post


× Posso te ajudar?