Por que storage na nuvem é uma ótima solução para reduzir custos com TI?

Por que storage na nuvem é uma ótima solução para reduzir custos com TI?

O storage na nuvem nada mais é do que o armazenamento de dados em ambientes remotos, valendo-se da computação em nuvem. Esse serviço contribui para a redução de custos em tecnologia e para o aumento de desempenho em vários processos internos que demandam recursos de TI mais eficientes, interconectividade e acessibilidade.

Ao adotar ou adquirir uma solução de storage na nuvem, sua empresa conseguirá maximizar o desempenho de vários setores graças ao ambiente online. Sua organização também passará a contar com o suporte de TI especializado da fornecedora dessa solução, além de ter procedimentos de backup mais robustos.

Quer aprender mais sobre a importância do storage na nuvem para a maximização de custos na sua empresa? Continue lendo!

O que é storage na nuvem?

Cloud storage consiste em um modelo de negócios no qual uma estrutura é utilizada para o armazenamento remoto de conteúdo. Para utilizar essa solução, é preciso contratá-la junto a uma fornecedora tecnológica que ofereça esse tipo de serviço como o Azure da Microsoft por exemplo.

Também é possível aderir ao storage na nuvem por meio da estruturação de um data center próprio, acessado remotamente, migrando o servidor. No entanto, isso pode gerar custos significativos.

No armazenamento em nuvem, todos os dados sincronizados precisam ser disponibilizados para acesso via web, o que pode ser efetuado por meio de uma aplicação ou interface. Isso possibilita o controle remoto das informações salvas, isto é, fora do ambiente em que elas foram desenvolvidas.

O cloud storage ainda permite que você mantenha informações, aplicativos ou sistemas sincronizados com todos os seus equipamentos, como notebooks, smartphones, tablets etc. De forma resumida, podemos dizer que os dados ficam salvos em um servidor remoto seguro.

Além disso, todas as modificações executadas em informações e arquivos por qualquer um dos dispositivos conectados são propagadas para os demais equipamentos sincronizados nesse servidor, desde que estejam conectados à internet. Atualmente grandes companhias, como Microsoft, Dell e HPE fornecem serviços de storage em nuvem.

Quais os principais tipos de storage e como ele é disponibilizado?

O serviço de cloud storage pode ser ofertado pelas empresas de tecnologias conforme os seguintes tipos de nuvem:

Nuvem pública

É composta por servidores compartilhados para vários usuários. Seus custos de aquisição e manutenção tendem a ser menores, porém não são recomendados para quem busca maior eficiência e exclusividade para salvar dados sigilosos.

Nuvem privada

É projetada para utilização exclusiva de um único usuário. Também envolve o caso de data centers criados e mantidos por organizações para o armazenamento de seus próprios dados.

Nuvem híbrida

Une o modelo de nuvem pública com o de nuvem privada. Isso traz vantagens, como poder armazenar dados sigilosos e críticos na nuvem particular enquanto informações menos importantes ficam na pública.

Há também a nuvem comunitária, um sistema em que clientes com atuações e negócios semelhantes rateiam os custos de uso e manutenção de servidores remotos. Além disso, existem diferenças no modo como os recursos, softwares e demais elementos de storage na nuvem são ofertados por companhias tecnológicas. Veja os principais:

Software as a Service (Software como Serviço — SaaS)

Programas e aplicações são oferecidas como serviços por meio da web.

Plataform as Service (Plataforma de Serviço — PaaS)

Um ambiente baseado na nuvem é entregue à empresa cliente. Nele, dá para desenvolver, executar e gerir apps corporativos. Alguns recursos dados são interfaces, testes operados à distância e bancos de dados.

Infraestructure as a Service (Infraestrutura como Serviço — IaaS)

Nesse serviço, softwares, servidores, equipamentos de rede e outros itens que compõem uma infraestrutura de TI são contratados por uma empresa cliente para uso próprio, o que é feito de modo online e remoto.

Quais as principais vantagens do storage na nuvem?

Elevação da segurança dos dados

Muitas soluções de armazenamento virtual remoto costumam realizar backups automáticos dos dados salvos nos servidores, garantindo maior proteção contra perdas. Além disso, desenvolvedoras costumam trabalhar com métodos de criptografia avançados, o que contribui para reduzir riscos de ciberataques e elevar a privacidade dos usuários.

Melhora na mobilidade e acessibilidade

O storage na nuvem possibilita o acesso remoto a sistemas e dados em qualquer local do planeta, em qualquer hora e data, bastando uma conexão à internet.

Ganho de escalabilidade

O storage na nuvem surge como solução para um dos maiores desafios de se manter uma infraestrutura de TI própria: a escalabilidade. Na nuvem, a empresa consegue modificar sua necessidade de armazenamento e de recursos de TI facilmente, podendo adaptá-la de forma rápida a uma eventual expansão ou redução de suas operações.

Adesão simplificada e preço sob controle

Muitos serviços de cloud storage contam com métodos de adesão simplificados e flexíveis. Dessa forma, evitam-se surpresas ao final do mês, já que, geralmente, só se paga por aquilo que se utiliza.

Como o storage na nuvem é capaz de beneficiar sua gestão de custos?

O emprego de serviços de cloud storage pode reduzir custos com o armazenamento de dados, sistemas e arquivos. Isso ocorre por diversos fatores, como:

  • redução de infraestrutura própria de TI — adotando uma solução online, você não precisa mais manter boa parte de seus equipamentos e estrutura física tecnológica, além disso eliminar gastos com manutenção, trocas constantes de dispositivos, reparos etc.
  • minimização do espaço físico utilizado, pois, já que não é mais preciso manter uma infraestrutura de TI robusta, também se torna desnecessário o espaço físico que ela ocupa, assim — se ele for locado, ainda cortará essa despesa das suas contas;
  • diminuição do tempo de gerenciamento — gerir sistemas e dados via web é mais simples e rápido, o que ajuda a melhorar o aproveitamento do tempo gasto nesses itens.

Além disso, uma empresa que utiliza storage na nuvem pode eliminar ou reduzir períodos de inatividade. Isso porque, com infraestrutura própria, é preciso ter ferramentas e uma equipe de TI preparada para lidar com interrupções nos sistemas devido à falhas e erros. Mas isso gera custos, de modo que nem sempre é viável.

Logo, paralisações podem demorar para serem resolvidas, gerando prejuízos e até retrabalhos. No storage na nuvem, a fornecedora geralmente tem um time pronto para resolver esses problemas rapidamente, reduzindo o período de inatividade dos sistemas.

Esses profissionais também ajudam na recuperação de informações, caso haja sumiço ou corrupção de arquivos. Consequentemente, há a minimização ou até eliminação de eventuais perdas financeiras.

A economia de custos gerada por esses pontos pode ser sentida pelo empreendimento já no curto prazo. Isso porque a operação suportada por TI passa a operar de um jeito mais eficiente e acessível passado o período de contratação e adaptação — que costuma ocorrer nos primeiros meses.

Você pode otimizar a economia de custos ainda mais ao adotar alguns procedimentos simples, como deixar o serviço desligado quando a empresa não estiver funcionando e contratar somente a capacidade necessária de armazenamento. Em outras palavras, adquirir só o que a sua empresa precisa usar, sem reserva de infraestrutura.

Também é importante reservar um tempo para aprender a utilizar o serviço de modo adequado, para tirar o melhor dele. Se precisar de ajuda nisso, vale a pena procurar uma parceira que tenha conhecimentos na área.

Um exemplo é a Combina, que pode prestar consultoria para ajudar nesse ponto se sua companhia não tiver ninguém com conhecimento no campo. Além disso, se você já dispuser de uma equipe de TI, nossos profissionais podem transmitir o know how que falta para seus colaboradores otimizarem o uso de storage na nuvem.

Precisa de apoio para aderir ao storage na nuvem? Aproveite para contatar nossa equipe de especialistas para ajudá-lo!

Compartilhe este Post


× Posso te ajudar?