Servidor Dedicado ou Cloud Server: qual modalidade devo contratar?

Servidor Dedicado ou Cloud Server: qual modalidade devo contratar?

Uma coisa que nenhum profissional de TI hoje discorda é que o armazenamento de dados e a virtualização se tornaram vitais para todas as empresas, em qualquer área. A forma com que um negócio organiza e lida com as suas informações dita o seu sucesso operacional. Mas qual é a solução perfeita para a sua empresa?

Neste artigo vamos mostrar as diferenças entre Servidor Dedicado e Cloud Server e falar sobre qual deles é melhor para você, com base na sua situação.

Servidor Dedicado

O Servidor Dedicado é uma solução em hardware: uma estrutura física montada ou adaptada para atender exclusivamente a um único cliente. Esse equipamento pode estar instalado em um data center externo ou dentro da própria empresa, por fornecedores especializados.

Veja algumas características dessa solução:

Vantagens

As vantagens do Servidor Dedicado estão principalmente ligadas à sua relação personalizada entre fornecedor e cliente. Destacam-se:

Customização

Contratando um serviço de Servidor Dedicado, é possível customizar as máquinas para atender especificamente às demandas da empresa, usando, por exemplo, a versatilidade de equipamentos como os servidores HP Proliant.

Exclusividade

Todos os recursos do servidor contratado são exclusivos da empresa contratante. Isso confere ao cliente desempenho otimizado e um ambiente seguro.

Suporte

Empresas que fornecem esse serviço, além de instalar e aplicar a solução de forma otimizada, oferecem suporte para o uso e manutenção do servidor.

Desvantagens

As desvantagens são principalmente relacionadas à estrutura física e podem ser sanadas facilmente com uma estratégia apropriada. São elas:

Pouca flexibilidade

A contratação de um Servidor Dedicado exige um planejamento mais minucioso a respeito da demanda por computação na empresa e do potencial de crescimento para o futuro, já que a adequação entre necessidade e oferta pode ser mais demorada em alguns casos.

Custo

A exclusividade tem um preço. Contratar e manter servidores dedicados é geralmente mais caro do que soluções em nuvem.

Cloud Server

No Cloud Server, o cliente contrata um serviço, não o equipamento. A solução utiliza data centers externos para armazenar dados, executar sistemas e virtualizar softwares, sem que a empresa precise manter uma estrutura física.

Essas são as características do Cloud Server:

Vantagens

O Cloud Server tem como principal vantagem a sua versatilidade e flexibilidade de custos.

Escalabilidade

A grande característica do Cloud Server é trabalhar sob demanda. Se sua empresa tem picos de uso temporários ou encontra uma oportunidade de crescimento rápido, sua capacidade de armazenamento e computação pode acompanhar esse movimento em minutos.

Custo

Por ser um serviço variável, o custo é muito mais acessível para empresas de todos os tamanhos. Em períodos ociosos, basta diminuir a demanda para economizar gastos.

Disponibilidade

Cloud Servers são mais adaptáveis para o uso em qualquer dispositivo, de qualquer lugar, aumentando a disponibilidade e a produtividade dos seus funcionários com soluções como o Office 365 da Microsoft.

Segurança

Bons prestadores de serviço em Cloud Computing possuem equipes dedicadas à segurança, especializadas em lidar com crises.

Desvantagens

Compartilhamento de servidores

Essa não é uma desvantagem por si só, já que os servidores compartilhados possuem camadas de proteção para separar completamente os dados de clientes diferentes. Mas a questão aqui é como convencer os diretores da empresa de que esse é um ambiente 100% seguro.

Escolhendo o melhor modelo para a sua empresa

Não existe uma resposta a respeito de qual modalidade funciona melhor para cada tipo de empresa. Já se estipulou, no passado, que empresas grandes com grandes volumes de informação devessem partir para o Servidor Dedicado, enquanto empresas pequenas usassem o Cloud Server.

Mas não é bem assim. O que importa é entender o seu negócio e as expectativas dos diretores da empresa para contratar a melhor solução.

O Servidor Dedicado atende a perfis mais conservadores, que se preocupam com exclusividade e preferem uma solução física própria. Já o Cloud Server funciona para empresas com demanda muito variável, operação remota e que demanda um controle maior de custos.

Qual a melhor solução para a sua empresa? Deixe seu comentário, e vamos conversar sobre como fazer a escolha certa em qualquer cenário.

Compartilhe este Post