Quais são as diferenças entre o VPS e o Cloud Server?

Quais são as diferenças entre o VPS e o Cloud Server?

Quando o assunto é a hospedagem de um site ou aplicação, é comum ouvirmos falar sobre VPS e Cloud Server — como se fossem o mesmo serviço. Mas atenção, porque são soluções diferentes e escolher qual delas é a melhor opção vai depender das necessidades dos projetos de TI da sua empresa.

Para eliminar as dúvidas sobre as diferenças entre esses termos, vamos explicar o que VPS e Cloud Server são, além de mostrar as vantagens e desvantagens de cada opção. Confira!

O que é VPS?

VPS (Virtual Private Server) é a sigla em inglês para Servidor Virtual Privado. Nesse tipo de hospedagem, uma máquina física é dividida em algumas partes, sendo que cada uma delas tem o seu próprio ambiente de servidor virtualizado e funciona como um servidor individual.

O que é Cloud Server?

Já com um Cloud Server, a hospedagem acontece na nuvem. Isso significa que os recursos ficam disponíveis em diversos servidores conectados entre si — e não em apenas uma máquina física.

Quais são as vantagens e desvantagens do VPS?

Vantagens do VPS

  • O modelo VPS, em geral, tem um custo menor do que o Cloud Server.
  • Não existe compartilhamento de dados entre clientes de diferentes servidores que estejam na mesma máquina física.
  • É possível reiniciar o servidor VPS sem prejudicar os restantes.

Desvantagens do VPS

  • Como os recursos computacionais (processamento, memória RAM, banda etc.) são compartilhados entre os clientes, existe a possibilidade de a sobrecarga de um VPS afetar os demais.
  • Os recursos não são escaláveis em um VPS, já que estão limitados às restrições do servidor físico. Se você precisar de um servidor mais poderoso, será necessário dedicar tempo para a migração para outra solução.
  • A disponibilidade também não é um ponto forte do VPS. Se a máquina física falhar, todos os VPS que estiverem nela também falharão. 
  • O responsável por um VPS fica encarregado pelas estratégias de segurança. Caso ele não tome os devidos cuidados, pode ser que isso afete os outros VPS’s.

Quais são as vantagens e desvantagens do Cloud Server?

Vantagens do Cloud Server

  • O aumento na carga nos servidores de terceiros não afetará o desempenho do seu servidor.
  • Se ocorrer uma falha com o seu servidor, a carga será redirecionada para uma outra máquina com recursos disponíveis, impedindo que o seu site/aplicação fique fora do ar.
  • Os recursos são escaláveis, permitindo que você aumente a capacidade do servidor com agilidade.
  • Se um cliente da nuvem compartilhada sofrer um ataque ou for infectado por um vírus, o seu Cloud Server estará isolado, não representando risco para a segurança dos seus dados.

Desvantagens do Cloud Server

  • Em geral, tem um custo um pouco maior que o VPS.

Portanto, percebemos que a hospedagem com Cloud Server apresenta vantagens importantes sobre o VPS, principalmente no que se refere à escalabilidade, disponibilidade e desempenho. Contudo, isso não significa que o Cloud Server é sempre a melhor opção.

O VPS funciona bem para sites/aplicações que estão em testes simples ou que dificilmente receberão uma grande carga de requisições.

Por outro lado, se a sua empresa tem um site/aplicação essencial ao negócio, que necessita de bom desempenho computacional ou que tenha a possibilidade de receber picos de acessos, o Cloud Server é a melhor opção. Você pode aumentar os recursos com rapidez, conforme a necessidade, e pagará pelo que utilizar. 

E então, o que achou do nosso post sobre as diferenças entre VPS e Cloud Server? Qual dessas soluções é a mais indicada para os projetos da sua empresa? Queremos saber qual delas é a sua opção mais apropriada de hospedagem. Deixe o seu comentário!

Compartilhe este Post