Service Desk: saiba as vantagens do serviço de assistência remota

Service Desk: saiba as vantagens do serviço de assistência remota

Acompanhar novas tecnologias é a principal forma que o responsável pela TI tem de colaborar estrategicamente com a empresa, encontrando novas oportunidades para garantir vantagens competitivas no mercado.

Depois da consolidação do Help Desk, essas iterações que acontecem constantemente abriram espaço para um novo modelo de relacionamento, mais amplo e completo em busca da satisfação do cliente: o Service Desk.

Se você está preocupado em aprimorar a operação da empresa nessa área, fique de olho nas vantagens do Service Desk para a sua empresa:

Aperfeiçoamento da relação com o cliente

O conceito do Service Desk surgiu como uma evolução do Help Desk para aprimorar a relação entre empresa e cliente. Assim, em vez de atacar apenas problemas pontuais e corriqueiros, esse novo sistema mais robusto busca o acompanhamento de processos de manutenção e o incremento de qualidade no serviço prestado.

Essa é uma forma mais orgânica de relação entre as pontas, capaz de atacar problemas mais complexos do que uma simples falha de sistema operacional, ou o mal funcionamento de um hardware. Inclusive é a saída mais competitiva hoje para lidar com público interno (os próprios funcionários da empresa) e com clientes B2B.

Padronização de métodos para resolução técnica

Como o conceito se baseia em centralização, gestão e apoio operacional, uma das principais vantagens do Service Desk é permitir ao responsável pelo serviço a criação um sistema padronizado de assistência. Mesmo os problemas mais complexos ficam mais fáceis de serem previstos antes que se tornem crises, por meio de um acompanhamento mais próximo e uma análise de resultados mais simples e objetiva.

Com o tempo, a equipe tem seu próprio protocolo de ação para resolver problemas, seja em um centro físico de assistência, seja por meio de um sistema pulverizado, o que agiliza o processo e garante a qualidade da assistência técnica.

Aumento da eficiência do suporte

A falta de uma operação centralizada de assistência gera problemas comuns em várias empresas: demora no atendimento, soluções do zero para problemas recorrentes, insatisfação com o resultado e ruídos na comunicação.

Tendo isso em vista, o Service Desk ataca todas essas questões de uma vez, baseado em um sistema único e automatizado. Dessa forma, o papel do TI se torna muito mais estratégico e menos reativo.

Aumento de produtividade

Otimização, automação, lógica e processos bem documentados. Todas essas características aplicadas à assistência remota dão à empresa a maior competitividade de todas: aumento na produtividade sem aumento de custo.

Com um histórico detalhado de cada cliente, um relacionamento bem próximo e metodologia de atendimento bem definida, a capacidade produtiva da sua equipe aumenta exponencialmente. Como resultado, problemas que demoravam dias para serem resolvidos, são sanados em horas enquanto questões mais complexas que exigiam deslocamento de funcionários, se tornam processos inteiramente remotos.

As vantagens do Service Desk mostram que ele não é apenas uma evolução do Help Desk no sentido de resolver problemas mais complexos. Mais que isso, é uma nova visão estratégica sobre a assistência e o relacionamento com o cliente. Cabe ao gestor de TI se planejar e treinar a sua equipe para dar esse salto de soluções pontuais para um acompanhamento realmente significativo.

E aí gostou do artigo? Que tal ficar ainda mais informado sobre as novidades tecnológicas e de mercado para TI? Se você se interessou, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };