ITIL: as 4 melhores práticas para otimizar seus serviços de TI

ITIL: as 4 melhores práticas para otimizar seus serviços de TI

Criado nos anos 80 a partir de pesquisas com consultores e especialistas em serviços de TI, o ITIL é um framework amplamente aceito no mercado e uma referência de cabeceira para qualquer bom gerente de TI.

ITIL é uma sigla para o inglês Information Technology Infrastructure Library, que traduzindo para o português seria algo como Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação. Efetivamente, o framework ITIL é um conjunto de boas práticas para operação, suporte e infraestrutura de TI.

A última edição do ITIL está organizada em 5 volumes que detalham, ao todo, 26 processos e 4 funções, cobrindo todo tipo de área da TI. Neste post, vamos destacar 4 das melhores práticas do ITIL para otimizar os seus serviços de TI!

1. Faça entregas constantes e incrementais

Um dos princípios do CSI, sigla em inglês para Melhoria Contínua do Serviço, é nunca esperar pelo momento ideal para lançar, mas sim começar mesmo que nem todos processos e padrões estejam definidos.

Existe 1 volume inteiro do ITIL dedicado à melhoria contínua do serviço, mas talvez a lição básica dele seja fazer entregas constantes e incrementais, sempre partindo do que vai gerar mais valor primeiro. 

Entregar com frequência facilita a inspeção e adaptação do produto, gera valor mais rápido e cria uma relação de transparência maior com os clientes.

2. Tenha um método de trabalho organizado

Uma das vantagens em adotar um framework estruturado e testado na prática, como o ITIL, é ter referências para organizar seus processos em um método de trabalho realmente organizado. Dedicar-se ao setor de TI é necessário, mas para ter bons resultados, é preciso investir com inteligência.

Ter um método de trabalho organizado facilita a detecção e correção de falhas, além de simplificar o treinamento de novos colaboradores.

O ITIL é muito sobre isso, mas um ponto de atenção especial vai para o volume de Operação de Serviço. Todos os volumes falam um pouco sobre esse ponto, mas nele estão algumas das melhores estratégias para otimizar os processos e padrões do setor de TI.

3. Reduza os custos operacionais da TI

Em um setor de TI, muitas variáveis podem impactar nos custos da operação, desde equipamentos e softwares até a folha de pagamento. Inevitavelmente, equipes desorganizadas desperdiçam dinheiro.

E como o ITIL facilita a estruturação e organização, a adoção de algumas práticas podem otimizar também os custos operacionais. É preciso conhecer bem os processos da sua empresa para saber o que pode ser enxugado ou cortado.

4. Customize a implementação do ITIL

Os 5 volumes do ITIL são um conteúdo rico e completo para aprimorar os serviços de TI de qualquer empresa, mas não devem ser seguidos integralmente e à risca. É importante que o gestor avalie quais processos fazem sentido e vão trazer mais valor para sua equipe.

O ITIL não é escrito na pedra: o framework foi feito para ser customizado e integrado com outros, como o DevOps e metodologias de gerenciamento de projetos.

É interessante conhecer bem todos os processos para descobrir quais serão mais úteis, mas não é obrigatório engolir todos eles: cada negócio tem suas particularidades, que devem ser consideradas na implementação do ITIL nos serviços de TI.

Curtiu este artigo sobre as melhores práticas do ITIL para serviços de TI? Aproveite então para seguir nossas páginas no Facebook e LinkedIn e ficar por dentro dos melhores conteúdos de TI!

Compartilhe este Post