4 dicas para escolher um fornecedor de TI que possa se tornar um bom parceiro

4 dicas para escolher um fornecedor de TI que possa se tornar um bom parceiro

Nas últimas décadas, os avanços tecnológicos revolucionaram o ambiente empresarial. Afinal, ocorreram mudanças significativas nas formas de gestão, processamento e armazenamento de dados.

No entanto, esse acréscimo no volume de informações requer um gerenciamento técnico mais eficiente e seguro. É onde entra a mágica do TI — departamento cuja importância cresce surpreendentemente dentro das empresas.

Gerenciar um ambiente de TI é lutar diariamente contra falhas, problemas e obstáculos. E, nesse contexto, encontrar bons produtos e prestadores de serviço é um desafio ainda maior. Se você conhece essa realidade, confira 4 dicas para escolher um bom fornecedor de TI!

1. Busque referências sobre a empresa

Confiança e credibilidade são exigências básicas de um bom fornecedor de TI. Jamais contate uma empresa “no escuro” — marcas sérias são transparentes e disponibilizam o máximo de informações sobre o seu histórico profissional.

Priorize fornecedores com listas atualizadas de clientes e projetos executados. Além de analisar as organizações já atendidas, procure por outros indicadores positivos, como o tempo de atuação da empresa de TI no mercado e o tempo de relacionamento do fornecedor com os fabricantes também é muito válido.

2. Verifique as certificações e prêmios conquistados

O fornecedor de TI deve manter uma relação próxima e atualizada com os fabricantes. E as certificações comprovam o know-how da organização no que se refere às soluções tecnológicas oferecidas. Se possível, informe-se sobre as credenciais necessárias para a execução do seu projeto e verifique se o prestador de serviços as possui.

Como as certificações são atestados de capacitação, quanto mais, melhor! Verifique os selos oficiais da empresa, bem como os eventuais prêmios de parceria já conquistados. Eles são garantias de que o fornecedor de TI segue corretamente os padrões nacionais e internacionais na prestação de serviços.

3. Analise a qualidade técnica dos serviços prestados

Avalie se o fornecedor de TI apresenta serviços completos, envolvendo tecnologia confiável e profissionais especializados. Afinal, a qualidade na gestão de pessoas é tão importante quanto as soluções tecnológicas. Agende uma reunião!

Busque informações sobre a capacitação de todos os envolvidos e, se possível, conheça-os pessoalmente. É fundamental interagir com a equipe responsável pelo seu projeto antes de assinar contratos de longo prazo.

4. Examine o pós-venda do seu fornecedor de TI

As etapas de pré-venda e venda são bastante importantes. Entretanto, o pós-venda é o estágio mais crucial de todos, pois caracteriza o princípio da parceria profissional entre o fornecedor de TI e a empresa atendida.

Estar bem assessorado é fundamental para manter os processos e as demandas em ordem. Um fornecedor ideal realiza um gerenciamento completo do seu ambiente de TI, identificando novas necessidades, alterações no seu ambiente, oferecendo tecnologias com melhor custo e benefício, monitorando os prazos, vencimento de contratos, vencimento de garantias, condições de uso e licenciamentos.

Com auxílio profissional, as soluções tecnológicas — principalmente em hardware, software e cloud computing (computação em nuvem) — permanecem em dia, evitando prejuízos e otimizando resultados. Afinal, manter todas as funcionalidades atualizadas em um ambiente de TI é um processo trabalhoso e contínuo.

Você está preparado para escolher um bom fornecedor de TI? Seguindo essas dicas básicas, suas parcerias poderão gerar grandes resultados para você e a empresa. Com assessoria especializada, será possível minimizar a dor de cabeça e redirecionar a sua energia para novos projetos e estratégias de TI. Realize e faça acontecer!

Gostou das nossas dicas? Acompanhe nosso Blog e confira mais informações relevantes para aplicar no seu negócio!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };