Nuvem: Conheça as 6 melhores práticas de segurança

Nuvem: Conheça as 6 melhores práticas de segurança

A segurança em TI tornou-se uma das principais preocupações dos profissionais da área, nas empresas.

O número de ameaças digitais não para de crescer e, para evitar que elas causem grandes prejuízos, o gestor deve adotar estratégias que tornam o ambiente de trabalho mais seguro e confiável.

E quais são as formas mais eficazes de maximizar a eficiência das políticas de segurança em TI? Confira 6 delas nesse post de hoje!

1. Mantenha sempre atualizado a sua ferramenta de proteção de endpoint

Essa é uma dica de segurança de praxe para uso de qualquer tecnologia.

As soluções para proteção de endpoint têm a função de verificar a existência de vírus e softwares maliciosos, além de proteger a entrada deles no PC.

Por isso é sempre importante utilizar uma ferramenta de proteção de endpoint confiável que contenha atualizações constantes. Deste modo amplia-se o poder de detecção do software, pois a cada momento, novos vírus e softwares maliciosos são criados a fim de driblar esse bloqueio. Manter automatizado o processo de instalação dessas atualizações é primordial para evitar falhas humanas e para o bom desempenho do mesmo.

2. Adote a criptografia de dados

A Criptografia de Dados é uma tecnologia que permite que os dados armazenados ou ainda em trânsito se tornem menos propensos a fraudes, por serem protegidos por um algoritmo que impossibilita leitura. Deste modo, essa tecnologia se torna altamente recomendada à todas as empresas, independente do seu segmento.

3. Utilizar plano de recuperação

Esse é um recurso indispensável para a segurança das informações de qualquer empresa. Também conhecido como Plano de Crise, consiste na elaboração de um plano de ação, caso algum desastre afete o sistema de informação da empresa. Este recurso trabalha através do planejamento da criação e utilização de Backups e outras ferramentas de recuperação.

Problemas no data center, servidores ou ainda nas estações de trabalho podem gerar grandes problemas nas operações e nos negócios.

4. Crie uma Política de Segurança da Informação

Manter uma Política de Segurança da Informação é um modo eficiente de educar os colaboradores à lidarem com informações sensíveis da organização.

Boas práticas de segurança auxiliam na proteção do sistema, uma vez que atribuem responsabilidades, permissões, restrições e uso consciente de recursos de TI.

Lembrando que esses são apenas alguns recursos que podem te auxiliar no aprimoramento da segurança da informação da sua empresa. É muito importante ter suporte de TI adequado para ter um trabalho produtivo e seguro.

Ainda há muitas outras formas de assegurar um ambiente confiável para o seu negócio.

5. Tenha uma política de controle e monitoramento de recursos.

Para rastrear falhas e vulnerabilidades com precisão, o gestor de TI também deve monitorar a infraestrutura do negócio. Por meio de ferramentas como o firewall, é possível identificar ações suspeitas, rastrear vulnerabilidades e identificar contas que estão comprometidas.

Adote soluções de monitoramento de infraestrutura de TI de forma estratégica. Opte por aquelas que podem ser personalizadas. Assim, o negócio evitará falsos positivos e manterá um conjunto de ferramentas que estejam alinhadas com o perfil do empreendimento.

A internet é um dos principais meios de informações e os sistemas informatizados dependem da mesma para funcionar. Com isso, se torna imprescindível criar barreiras com proteção de rede, que por sua vez minimizam os riscos e ameaças.

6. Conte com o apoio de um parceiro que combine com suas necessidades.

Outra forma de maximizar o sucesso das estratégias de segurança em TI é contar com o apoio de um parceiro especializado em segurança digital. Serviços de consultoria serão capazes de identificar rotinas fora dos padrões do mercado, rastrear falhas e vulnerabilidades de forma estratégica.

Eles também podem otimizar o direcionamento das rotinas de segurança interna. Avaliando como a empresa lida com os seus ativos, a consultoria poderá definir estratégias para ampliar as políticas de segurança em TI e manter o ambiente operacional mais eficaz.

E aí, gostou do nosso post e quer receber mais dicas sobre segurança em TI? Então assine já a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do nosso site!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };