Conheça os 6 riscos de utilizar software pirata na sua empresa

Conheça os 6 riscos de utilizar software pirata na sua empresa

O desejo de reduzir gastos em uma empresa muitas vezes pode levar a investimentos em softwares piratas. Embora exijam um orçamento menor, os riscos dos softwares piratas não compensam essa economia.

Para que você compreenda quais são os perigos e prejuízos que eles oferecem, preparamos o artigo de hoje com alguns problemas que você pode enfrentar com a utilização de softwares piratas. Continue lendo e descubra quais são eles.

1. Complicações legais

O primeiro risco que você corre por utilizar softwares piratas é estar em desacordo com a lei. Atualmente os desenvolvedores têm modernizado a forma como rastreiam o uso indevido de seus programas, e facilmente conseguem identificar a pirataria.

Lei Nº 9.609 trata dos diretos autorais e de propriedade sobre softwares, e em seu artigo 12 prevê as penalidades que sua infração acarreta. Quem viola essa lei pode cumprir pena de seis meses a dois anos de prisão e ainda pagar multa.

 2. Instabilidade do sistema

Os desenvolvedores de softwares estão constantemente fazendo mudanças e melhorias nos programas a fim de corrigir pequenas falhas e também aumentar a sua eficácia e segurança. Por isso, entre os riscos dos softwares piratas está a instabilidade que o sistema pode apresentar por não receber essas melhorias.

Além disso, as linhas de código dos softwares podem ser alteradas para que eles sejam comercializados e utilizados sem licença. Isso também pode causar instabilidades e falhas, o que faz com que os softwares piratas não sejam confiáveis.

3. Menor desempenho

As melhorias e correções que são feitas nos softwares licenciados também favorecem o desempenho do programa. Além disso, as modificações visam acompanhar a evolução da tecnologia, e quando um software é pirata ele pode ter um desempenho menor por causa disso.

4. Maior vulnerabilidade das máquinas

Para utilizar um software pirata muitas vezes são empregados recursos como os crakers, para driblar as atualizações automáticas e verificações de autenticidade. Essa modificação no programa original e a criação de senhas falsas podem levar à vulnerabilidade, deixando as máquinas mais propensas ao ataque de malwares.

Além disso, o próprio crack que está sendo utilizado pode conter vírus que vão roubar informações e dados dos usuários, disponibilizando-os para os criminosos cibernéticos. Adicionalmente, as falhas na segurança podem implicar em ataques hackers, porque o sistema fica desprotegido e não consegue barrar acessos não permitidos.

5. Falta de suporte técnico

O suporte técnico é um serviço fundamental para que se possa solicitar informações, para corrigir possíveis erros e falhas, para receber instruções e outros mais que você venha precisar. No entanto, isso só está disponível para quem utiliza softwares licenciados.

Sem o suporte técnico a empresa pode ficar no prejuízo caso aconteça algum problema com seu programa ou suas maquinas. Afinal, utilizando um produto não licenciado, para quem se pode reclamar de falhas e problemas?

6. Não ter direito a atualizações

Mais um dos riscos dos softwares piratas é acabar ficando para trás em desempenho e compatibilidade. Isso porque as atualizações, disponíveis apenas para softwares licenciados, oferecem vantagens como:

  • correção de erros;
  • otimização do sistema;
  • ampliação da segurança;
  • novos recursos e ferramentas;
  • novas interfaces.

Isso sem falar em outras mudanças que acompanham as tendências tecnológicas e mantêm os usuários seguros com a utilização do programa.

Não tenha dúvidas: com os softwares piratas, rapidamente a tecnologia se torna ultrapassada e isso traz apenas prejuízos, já que para atualizar será preciso um novo investimento em um programa mais moderno.

Para ficarem livres dos riscos dos softwares piratas, as empresas devem sempre investir em programas licenciados. Assim, garante-se a maior segurança das informações e dados, evitando ataques cibernéticos. Assegura-se também o melhor desempenho das máquinas e consequente melhoria na produção, evitando-se investimentos desastrosos em programas que não vão atender às suas necessidades e ainda podem trazer consequências legais.

A utilização de softwares piratas é muito comum, por isso, compartilhe essas informações em suas redes sociais para que as pessoas possam estar cientes dos riscos que esses programas oferecem.

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };