5 soluções simples para proteger seu ambiente de TI

5 soluções simples para proteger seu ambiente de TI

A segurança no ambiente de TI é uma prioridade para toda empresa que preza pelos seus sistemas, dados e informações. Portanto, ela deve ser também uma prioridade para todo gestor de TI.

Muitos profissionais pensam em soluções sofisticadas e caras para dar mais segurança aos seus sistemas. No entanto, existem algumas medidas menos complexas que podem ser tomadas para garantir a confiabilidade do ambiente de TI.

Confira, abaixo, 5 soluções simples que você precisa começar a utilizar agora mesmo!

1. Começar pelo básico

Antes de partir para soluções mais complexas — que muitas vezes são realmente necessárias —, o profissional de TI pode tomar algumas medidas básicas para garantir a segurança, como:

  • adotar senhas e credenciar os usuários da rede;
  • limitar as permissões dos usuários que não têm status de administrador;
  • habilitar a instalação das atualizações automáticas do sistema operacional;
  • instalar antivírus em todos os computadores;
  • restringir o acesso a determinados sites, como redes sociais.

2. Controlar o uso de mídias e dispositivos externos

Restrinja o acesso a mídias removíveis, como CDS e pendrives, sempre que possível. Se não for possível bloquear completamente esses recursos, tome medidas de prevenção, como desabilitar a reprodução automática ou a execução de arquivos a partir deles. Estabeleça um protocolo de verificação de vírus e malwares antes de permitir o acesso.

Controle também os dispositivos externos, como smartphones e laptops, que acessam a sua rede corporativa. Adote práticas de autenticação de usuários, segurança de redes Wi-fi e VPNs.

3. Conscientizar os usuários

Uma parte muito importante da proteção do ambiente de TI diz respeito à conscientização dos usuários quanto aos riscos. Muitas falhas podem ser evitadas se eles forem treinados para utilizar as ferramentas da empresa de maneira segura.

Por isso, promova treinamentos e ações para informar aos usuários sobre as boas práticas de uso de e-mail e internet e sobre as ameaças existentes. É importante que eles entendam também como agir caso detectem alguma possível ameaça ou um ataque em andamento.

4. Utilizar criptografia e bancos de dados

Para manter a segurança de dados confidenciais, como informações financeiras, jurídicas ou arquivos contendo dados de colaboradores, utilize a criptografia. Especialmente quando os dados forem transmitidos por e-mail, a criptografia deve ser realizada de maneira automática.

Além disso, a utilização de um banco de dados pode otimizar o gerenciamento de arquivos e o controle de acesso. O MongoDB é um banco de dados orientado a documentos e muito indicado para melhorar a performance e agilizar o acesso aos arquivos.

5. Ter fornecedores de confiança

Por fim, é extremamente importante que você conte com fornecedores de confiança para adquirir softwares, computadores e equipamentos. Ao fazer as cotações, sempre dê preferência a empresas renomadas e que vão garantir produtos e serviços de qualidade.

Ou seja, você deve procurar um fornecedor que é líder no mercado e já tem o reconhecimento dos clientes. Esse tipo de parceiro estará apto a fornecer as soluções certas para garantir mais tranquilidade para a sua empresa. Tomando esses cuidados básicos, a sua empresa ganhará muito em segurança. Seus dados e seu ambiente de TI certamente estarão mais protegidos!

Você quer saber mais sobre segurança de dados e TI? Então, curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para acompanhar as novidades da área!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };