Segurança em constante evolução para acomodar o trabalhador moderno

Segurança em constante evolução para acomodar o trabalhador moderno

Para acompanhar o crescimento da mobilidade dos negócios sem se tornar refém dos riscos potenciais, a TI deve ser capaz de resolver problemas complexos de forma eficiente, incluindo provisionamento de serviços, aquisição de dispositivos e supervisão de segurança.

Por quê? Os profissionais da informação precisam acessar informações muitas vezes confidenciais em uma ampla variedade de dispositivos e aplicativos de negócios de onde quer que estejam.

Em outras palavras, as políticas de segurança e privacidade que não impedem a produtividade do usuário final capacitam os trabalhadores e aumentam o desempenho deles.

HISTÓRIA DO PROJETO

Em julho de 2017, a Dell solicitou que a Forrester conduzisse um estudo sobre a força de trabalho do século XXI e como seus novos hábitos, atitudes e estilos de trabalho estão remodelando o mundo empresarial. Com mais perfis diferentes em uma única organização, as empresas não estão conseguindo atender às demandas da força de trabalho.

Para realizar suas tarefas, os funcionários estão burlando as políticas de segurança para obter o que querem e quando precisam. As organizações precisam entender os diferentes comportamentos da força de trabalho e balancear as necessidades de segurança de forma cuidadosa e igualitária. Caso contrário, estarão se expondo a riscos já existentes e novas ameaças ainda desconhecidas

A força de trabalho variada de hoje usa diversos dispositivos

A digitalização do espaço de trabalho está capacitando os profissionais da informação para obter o que querem sempre que necessitam. Os dias de um funcionário dedicado que se desloca para um único local todos os dias da semana estão prestes a acabar.

A difusão de tecnologias móveis, as políticas de trabalho flexíveis e as preferências dos funcionários fazem com que a força de trabalho digital de hoje trabalhe em casa, em espaços públicos e de vários locais. Os profissionais da informação também estão usando uma ampla variedade de dispositivos.

O desafio da TI é ajudar os trabalhadores a usar esses dispositivos com segurança para atender aos protocolos de segurança e tornar os negócios mais eficientes e bem-sucedidos, sem interferir na autonomia ou na produtividade dos funcionários.

  • Trabalhadores do escritório: funcionários centrados na mesa de trabalho e móveis.
  • Trabalhadores que não ficam no escritório: trabalhadores remotos e profissionais em movimento.
  • Profissionais de propriedade intelectual: profissionais de criação e engenheiros.

Os laptops ainda são o dispositivo mais popular entre todos os tipos de funcionários. Em média, 57% das pessoas utilizam laptops para trabalhar, de onde quer que trabalhem .

Os funcionários percebem os processos de segurança de suas empresas como reativos

Os dados são essenciais para os negócios digitais de hoje. Protegê-los contra roubo, uso indevido e abuso é a principal prioridade de organizações no mundo todo, especialmente por que não é necessário buscar muito ou acompanhar as notícias para saber que ameaças a dados crescem desenfreadamente.

Os profissionais da informação revelaram que uma violação de segurança resultaria em mais gastos, mais projetos de segurança e outros requisitos. Por exemplo, os participantes disseram que haveria mais requisitos de segurança e auditoria (72%), aumento nos gastos com prevenção (67%) e aumento nos gastos com tecnologias de detecção (65%) caso ocorresse uma violação de segurança.

Além disso, este evento não só chamaria a atenção na organização toda, mas afetaria diretamente os negócios, já que a marca seria vista de forma negativa (62%) e atrairia publicidade ruim (59%).

82% dos profissionais da informação classificaram a resposta de suas empresas a uma violação de segurança como muito responsiva ou responsiva.

O treinamento, e não o controle, resulta em práticas de segurança melhores

As organizações têm dificuldade de entender as pessoas e os fatores que compõem suas forças de trabalho, além de como gerenciar a combinação dos diversos tipos de funcionário que existem hoje. Todos os perfis de trabalhadores concordam completamente ou concordam que as equipes de segurança deveriam explicar como podem ajudar a protegê-los, o que deixaria as pessoas mais propícias a seguir as boas práticas de segurança.

No entanto, alguns perfis apresentam variações interessantes. Os trabalhadores que não ficam no escritório (54%, em média) e os profissionais de propriedade intelectual (57%, em média) disseram que a segurança os faz perder oportunidades de negócios e que a comunicação com os clientes em potencial deveria ser mais simples.

Além disso, as equipes de segurança deveriam ser capazes de oferecer suporte aos trabalhadores e até mesmo motivar o uso de dispositivos diferentes. No entanto, trabalhadores que não ficam no escritório e profissionais de propriedade intelectual disseram que é difícil trabalhar com as equipes de segurança: elas parecem paranoicas e os atrapalham.

Os trabalhadores são tolhidos pelas políticas da própria organização.

Os trabalhadores tentam realizar suas tarefas, mas os controles de segurança os impedem de conclui-las com eficiência, porque são mal projetados e não são dinâmicos o suficiente para atender aos diferentes perfis e suas necessidades. Isso explica por que metade (50%) dos profissionais da informação dizem que as políticas e restrições de segurança diminuem a produtividade, e 41% afirmam burlar as políticas de segurança da empresa em alguns momentos.

Em outras palavras, os trabalhadores escolhem o caminho de menor resistência para realizar suas tarefas rapidamente, porque éa forma mais eficiente (57%). Os funcionários precisam e exigem acessar as informações corporativas confidenciais de seus dispositivos, e obter a permissão da TI é um processo longo e árduo (37%).

Curiosamente, os profissionais de propriedade intelectual e aqueles que não ficam no escritório são mais propensos a quebrar o protocolo de segurança para obter o que precisam. Por exemplo, 75% dos profissionais em movimento e de propriedade intelectual, bem como engenheiros (49%) e profissionais de criação (52%), são mais propensos a quebrar as políticas de segurança. Portanto, as empresas devem se concentrar neles, que geram mais preocupação.

Os trabalhadores querem ser produtivos, e não maliciosos

Os trabalhadores querem ter acesso aos softwares e aplicativos que os ajudam a realizar suas tarefas. Ao implantar diversas políticas e controles, como a obtenção de acesso a um aplicativo ou o download de um software, os funcionários buscarão alternativas de outras fontes e contornarão os processos de segurança sem o conhecimento das equipes de segurança, aumentando os riscos à segurança.

É mais provável que esse último tipo faça o que quiser se isso significar um aumento na produtividade e acesso a informações quando e onde os funcionários quiserem.

No entanto, essas ações não são tomadas com intenções maliciosas. Para ter a produtividade ideal, as pessoas precisam acessar aplicativos e software quando eles são necessários. Não surpreende que os trabalhadores do escritório (centrados na mesa e funcionários móveis) sejam menos propensos a instalar softwares ou aplicativos sem o conhecimento da TI em relação aos funcionários que não ficam no escritório (trabalhadores remotos e profissionais em movimento) e os que trabalham com propriedade intelectual (profissionais de criação e engenheiros).

Existem brechas claras na segurança: 62% dos trabalhadores remotos se preocupam em receber a culpa por uma violação ou evento de segurança. Os engenheiros se preocupam em causar vazamento de dados do cliente (73%). No entanto, acreditam que precisam instalar aplicativos para melhorar a produtividade sem o conhecimento da TI.

Os trabalhadores precisam compartilhar dados: a TI deve capacitá-los a fazer isso de maneira segura

No século XXI, a economia de dados é essencial para a compreensão de que os dados têm vida própria. As organizações estão coletando quantidades enormes de dados. Com isso, o peso da proteção de dados está crescendo devido aos dados gerados por usuários finais e armazenados e duplicados em vários locais, como a nuvem, unidades de flash USB, etc.

Apesar de saber o impacto e o significado de uma violação de segurança, os trabalhadores querem, precisam e vão compartilhar dados com colegas ou organizações de terceiros. No entanto, as informações estão sendo compartilhadas em ambientes inseguros, o que expõe os negócios a riscos. Os profissionais de segurança devem encontrar soluções que contemplem os diferentes perfis de hoje de uma forma muito mais segura, de fácil acesso e sem obstáculos.

71% dos trabalhadores disseram que compartilham arquivos com terceiros diária ou semanalmente.

Com a autoridade e as ferramentas necessárias, os trabalhadores se apropriariam da segurança

Ao analisar os diferentes perfis de funcionários, não há como negar que as abordagens de segurança atuais são extremamente fragmentadas. As pessoas gostam de segurança, mas querem que ela interfira menos nas tarefas diárias. Quanto menos intrusiva for a segurança, melhor será a recepção dos trabalhadores.

No entanto, quando a TI prejudica a produtividade com processos de autenticação ou conjuntos de restrições para determinados aplicativos e ferramentas necessários para realizar suas tarefas, os trabalhadores terão abordagens variadas. No entanto, os funcionários também compreendem que a segurança não é uma tarefa fácil.

A atitude deles varia por empatia com as equipes de segurança. Isso explica por que, considerando o controle, os funcionários conduziriam avaliações de vulnerabilidade pelo menos uma vez por mês. O objetivo é encontrar o equilíbrio adequado entre oferecer aos trabalhadores um controle amplo e implantar políticas de segurança menos intrusivas.

Incorporar a proteção de arquivos no fluxo natural dos processos de trabalho e instalar proteção contra malware são a chave para permitir que os trabalhadores sejam produtivos e permaneçam seguros. Uma variedade de soluções de segurança pode usar esses dados comportamentais para correlacionar possíveis atividades que ameaçam outras camadas (ponto de extremidade, rede, física/geográfica) ou tomar decisões mais informadas sobre o risco de uma determinada transação ou comportamento.

As equipes de segurança podem se tornar um facilitador da força de trabalho ao oferecer as ferramentas certas

A diversidade tecnológica e as mudanças no estilo de trabalho dos funcionários abrem as portas para uma série de problemas de segurança que ameaçam a marca e a segurança da sua organização. Por exemplo, a necessidade crescente de acesso a dados e aplicativos pelos funcionários fará com que as equipes de segurança precisem garantir que a tecnologia da nova força de trabalho não coloque informações confidenciais em risco ao mesmo tempo em que permita o acesso irrestrito de funcionários autorizados, independentemente de os dispositivos usados serem da empresa.

Portanto, não é surpresa que os trabalhadores queiram ferramentas de segurança pessoal (70%) e acesso a aplicativos na nuvem (67%). Fornecer ferramentas de segurança para todos os tipos de funcionários permite que os trabalhadores sejam mais cautelosos ao acessar informações confidenciais.

As empresas que procuram soluções de segurança que permitem aos trabalhadores colaborar de forma eficaz e segura protegerão seus negócios em longo prazo. Para melhorar a segurança sem inibir a produtividade e os resultados de negócios, os profissionais de segurança devem permitir que os trabalhadores se virem sozinhos, com mais orientação e ferramentas melhores. O papel das equipes de segurança da TI deve ser confiar, sem deixar de verificar o que acontece.

Pense em todos os funcionários: necessidades de segurança para uma melhor experiência dos funcionários

A tecnologia está transformando como e onde os funcionários trabalham. As equipes de segurança devem acompanhar as mudanças e acomodar todos os tipos de funcionários. O estudo chegou a três conclusões principais:

As equipes de segurança devem atender e proteger os trabalhadores que não ficam no escritório. De um lado, esses funcionários no escritório têm menos requisitos de segurança e menos exposição a riscos, já que estão protegidos pela instalação ou escritório. Por outro lado, os profissionais que não ficam no escritório e os que trabalham com propriedade intelectual estão mais propensos a ser negligenciados.

As empresas também devem abrangê-los e compreender que uma abordagem padrão única não funcionará para todos. › Os profissionais da informação burlam a segurança para obter produtividade, e não por serem mal-intencionados. O ambiente digital de hoje exige que os trabalhadores ajam rapidamente. É evidente que a segurança não os ajuda, especialmente no que diz respeito aos profissionais que não trabalham no escritório de suas empresas.

A fim de obter o que eles querem quando precisam para melhor atender aos clientes, eles burlam as políticas de segurança. › Os hábitos dos trabalhadores propiciam práticas de segurança de baixa qualidade. Os perfis diferentes executarão suas tarefas e agirão de forma natural para suas funções.

Por exemplo, funcionários que não ficam no escritório e profissionais de propriedade intelectual precisam compartilhar dados com colegas e terceiros, mas um USB ou CD podem se perder. Em outras palavras, o risco está nos dispositivos que não são seguros, e os hábitos de trabalho o ampliam.

Fonte: Forrester

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Combina
Olá, Nossa intenção é impulsionar o seu negócio com tecnologia que combina com a sua estratégia. Vamos conversar?