Tecnologia e produtividade: entenda a relação e a importância de uni-las

Tecnologia e produtividade: entenda a relação e a importância de uni-las

Investir em tecnologia é quase uma obrigação nos dias de hoje. Interagimos o tempo todo com recursos tecnológicos e eles tornam o cotidiano mais fácil e eficiente — e essa tendência não tem dado sinais de que vá recuar. Ao contrário, nos próximos anos deve se expandir e alcançar ainda mais pessoas.

Atualmente, muitas empresas ainda têm custos bastante altos de mão de obra. Nesse cenário, a tecnologia pode ser a melhor aposta para baixá-los. Esse tipo de investimento garante o aumento da produtividade e, consequentemente, a competitividade no mercado.

Se interessa pelo assunto? Quer aprender a unir tecnologia e produtividade? Continue a leitura do post!

Otimização de operações

O uso de tecnologia permite otimizar as operações sem os altos encargos de recursos humanos. Além disso, reduz o tempo de execução de tarefas e elimina retrabalho e erros, fornecendo embasamento para um gerenciamento mais assertivo.

No entanto, para que isso ocorra, é fundamental escolher soluções adequadas ao negócio e que possam ter todo o seu potencial explorado. Os usuários devem entender e se adaptar facilmente à tecnologia. Ou seja, ela deve ser útil e amigável para quem a usa.

Cenário brasileiro

Segundo dados da 27ª edição da pesquisa do Uso de TI realizada pelo GVcia, Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), os investimentos corporativos em TI ficaram estáveis em 7,6% da receita em 2015.

A pesquisa revela, ainda, o retorno que esse investimento traz às companhias: na última década, para cada 1% a mais investidos em TI, após dois anos, o lucro de organizações de capital aberto aumentou 7%. Nos países asiáticos, investimentos desse tipo ajudaram na melhoria dos índices de produtividade.

Algumas tecnologias podem ser especialmente úteis. Saiba quais são elas:

Educação a distância

Um dos aspectos mais importantes da produtividade é a qualificação dos colaboradores. Cursos e aulas online têm resultados positivos, já que fornecem capacidades importantes para o funcionário — que se torna mais preparado para enfrentar desafios e tomar decisões rápidas e precisas.

Vale lembrar que a capacidade e o empenho dos colaboradores não são suficientes. É preciso que a infraestrutura seja adequada.

Softwares de gestão financeira

Financeiro e contabilidade definitivamente são bastante estratégicos, independentemente do tipo de negócio. Com um software de gestão de financeira, fica mais fácil acompanhar indicadores e ter um controle financeiro mais profissional.

A automatização de processos, integração das bases e circulação da informação ajudam a fazer análises precisas que auxiliam na tomada de decisões.

Computação em nuvem

Infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) requer um investimento alto. É aí que entra a computação em nuvem: ela permite acesso a todos os recursos necessários para as operações cotidianas diretamente de servidores na web. O custo com hardware e software cai, mas a produtividade continua aumentando.

O serviço de computação em nuvem é fornecido pelos Cloud Service Providers (CSPs), que cuidam da infraestrutura de rede. Esses provedores guardam seus serviços em data centers que podem ser acessados por qualquer um, de qualquer lugar do mundo.

Um dos CSPs do momento é o Azure, da Microsoft. Trata-se de uma coleção de serviços de nuvem integrados para criar, implantar e gerenciar o que a empresa quiser, usando as ferramentas, os aplicativos e as estruturas que ela escolher.

Videoconferência

Outra ferramenta bastante útil é a videoconferência. Ela permite o contato entre pessoas que estão em lugares diferentes, independentemente da distância. Assim, reuniões e entrevistas ficam mais baratas e práticas, assim como mais produtivas.

Smartphones e tablets

Produtividade rima com mobilidade e os principais atores desse cenário são os smartphones e os tablets. Empresas que têm profissionais em campo necessitam dessa tecnologia. Com ela, os colaboradores podem manter contato o tempo todo e garantir que suas ações estão sempre atualizadas.

Gostou de saber mais sobre a relação entre tecnologia e produtividade? Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Assim, você ainda contribui para espalhar o conhecimento!

Compartilhe este Post