Sabe como solucionar os 5 erros de TI mais comuns em empresas?

Sabe como solucionar os 5 erros de TI mais comuns em empresas?

Para que uma empresa conquiste o seu lugar no mercado, é essencial que ela tenha uma área de TI bem consolidada, atualizada e dinâmica. O problema é que muitas organizações pecam na gestão, o que leva a diversos erros em TI e pode provocar a perda de clientes e mercado.

Se você deseja ter sucesso em seus projetos, fazer o seu negócio crescer e agregar maior valor à sua marca, veja os 5 erros de TI mais comuns que devem ser evitados:

1 – Projetos realizados com a metodologia errada

Todo projeto exitoso começa por um bom planejamento e gerenciamento. E, para que isso aconteça, é necessário definir qual será a metodologia adotada desde o começo.

Infelizmente, por pressa ou imperícia, muitas empresas trabalham com uma metodologia única, que não se aplica a todos os tipos de projetos, o que compromete seu prazo de entrega, aumenta o risco de erros e de retrabalho.

Por isso, antes de começar, é imprescindível definir o escopo de trabalho, elaborar o orçamento, o cronograma e fazer a comunicação de todos os detalhes às partes envolvidas no projeto, para evitar erros de TI e discrepâncias entre empresas, fornecedores e clientes.

2 – Vulnerabilidades na segurança

Qualquer brecha no sistema de segurança de uma organização pode fazer a confidencialidade de seus projetos ir por água abaixo. Vazamentos, roubo de dados ou de planejamentos estratégicos podem ocorrer, deixando a empresa exposta e fazer com que ela perca a confiança do mercado.

Para evitar esse problema, é imprescindível investir em segurança, manter softwares, firewalls e antivírus sempre atualizados. Além disso, é importante estabelecer uma política de segurança da informação bem delimitada dentro da organização, para que os colaboradores saibam que deve manter sigilo.

3 – Projetos fora do prazo

É um dos piores erros de TI que se pode cometer. E infelizmente acontece bastante dentro das organizações. Para reverter esse quadro, o mais indicado é elaborar um cronograma e seguir à risca as atividades estabelecidas. Também é interessante a metodologia de corrente crítica, onde se é possível identificar antes os gargalos e pontos mais frágeis do projeto, protegendo-os antes que virem prejudiciais.

Os prazos devem ser claros e especificados para cada um dos envolvidos no projeto. Nesse caso, quanto mais detalhado for o cronograma, melhor.

4 – Principal erro de TI: não treinar funcionários de outros setores

Uma empresa não possui 100% de seus colaboradores contratados para trabalhar na área de TI. Existem outros setores que dela dependem, mas que conta com funcionários que não dominam o assunto.

Portanto, ao promover treinamentos, o gestor de TI deve incluir os colaboradores de áreas adjacentes, para que eles compreendam como são realizadas as tarefas das quais eles também participam direta ou indiretamente. É importante que todos participem para que possam ter a visão e a atitude de sempre facilitar a próxima etapa do processo.

Isso ajuda a elevar a produtividade de cada um, que passa a saber como o seu trabalho influencia os demais envolvidos no projeto.

5 – Parar no tempo

A falta de atualização já é um erro grave na maioria das empresas, mas é ainda pior quando se fala em TI, já que se trata de um setor que passa por mudanças e inovações tecnológicas constantemente.

Portanto, o gestor de TI jamais deve deixar sua equipe acomodada. É necessário fazer novos treinamentos e criar intimidade com as novas tecnologias e métodos de trabalho. Além disso, para que a empresa não fique parada no tempo é importante que o Gestor de TI aprenda a apresentar e “vender” suas ideias e projetos para a diretoria de forma clara e contundente para que estes entendam as reais necessidades e ganhos com as atualizações tanto de hardwares como de softwares.

Com as dicas acima, a organização se mantém atualizada e os erros de TI diminuem consideravelmente. Apostar em uma consultoria especializada também é um grande acerto, já que ela encontra os problemas do seu negócio e os transforma em produtividade extra, além de somar muita experiência nos cuidados com segurança e otimização dos custos.

E você, já está pronto para colocar essas teorias na prática? Então aproveite, curta a página da Combina no Facebook e receba as nossas atualizações para melhorar cada vez mais a sua performance em TI.

Compartilhe este Post