Profissional em TI: o que é preciso para ter sucesso na profissão?

Profissional em TI: o que é preciso para ter sucesso na profissão?

Não há dúvidas de que o segmento de Tecnologia da Informação corre a passos largos no país. Empregos não faltam, mas é necessário mais do que experiência para vencer na área e ser um profissional em TI de sucesso. 

Basicamente, toda empresa precisa de um funcionário especializado na área de TI — o que rende muitas oportunidades. 

Mas se você quer mais do que apenas permanecer no mesmo cargo durante anos, é preciso se especializar, ter um boa comunicação e muito mais! Em outras palavras: é fundamental ser um profissional em TI com diferencial. 

Se você quer descobrir o que é necessário para ter sucesso na carreira e ser reconhecido pelo seu trabalho, confira as dicas do nosso post de hoje! 

Capacidade de resolver problemas de forma criativa

Já parou para pensar o que a empresa em que trabalha espera de você? Capacidade técnica e disposição são apenas algumas dessas expectativas, mas o mais importante, certamente, é a proatividade.

As organizações valorizam os funcionários que são capazes não só de desempenhar bem o trabalho, como também de resolver problemas de forma proativa. E produzir soluções de forma criativa, apelando para ideias novas, também é uma forma de ganhar destaque perante à diretoria e receber prestígio no seu setor.

Boa comunicação 

Nem mesmo o mais capacitado dos profissionais em TI cresce na área se não possuir uma boa comunicação.

Tratar bem a diretoria e saber se comunicar não só com seu chefe, mas também com as outras pessoas que você atende diariamente, é fundamental. 

Lembre-se de que há indivíduos que não possuem o mesmo conhecimento técnico que você, então é preciso ter mais cuidado com o modo de se explicar. Isso pode, inclusive, otimizar o seu trabalho

Curiosidade 

A curiosidade é o grande diferencial de um bom profissional em TI. Ela é o ingrediente necessário para você se manter sempre informado sobre as novidades da área.

Procurar se especializar, tirar certificações e buscar instrução é crucial. E se você ainda não é um profissional curioso, está na hora de começar a exercitar essa característica!

Fluência em inglês

Boa parte dos materiais de estudo atualizados são em inglês. Portanto, se você pretende ser um profissional em TI de sucesso, precisa aprender o idioma logo! 

Você pode começar a fazer um curso ou até se dedicar ao estudo em casa. Seja como for, não deixe de procurar materiais em inglês, a fim de ter acesso aos conteúdos de última geração.

Bom senso para a escolha de fornecedores

Escolher bem os fornecedores é uma parte importante do trabalho do profissional em TI. Com um bom parceiro à sua disposição, você tem a certeza de que o serviço será de qualidade. 

Sem isso, não adianta ter conhecimento prático ou mesmo paciência na hora de resolver os problemas.

Pesquise, procure indicações e escolha com cuidado: isso otimizará seu tempo e destacará você como profissional dentro da empresa.

Escolher bem outros profissionais em TI

Nem todo profissional em TI imagina que precisa de noções de gestão de pessoas para subir na carreira. Mas quando você é responsável por uma equipe, escolher bem os profissionais e entender o básico de liderança é imprescindível.

Faça questão de escolher pessoalmente cada membro do seu time, tomando cuidado com a personalidade dos selecionados para cada cargo. Apenas capacitação técnica não é o bastante! Você precisa trabalhar com profissionais em TI íntegros e que convivam bem com as regras da empresa.  

Gostou das dicas? Compartilhe o post em suas redes sociais e deixe seus amigos e colegas da área descobrirem as características mais importantes de um profissional em TI de sucesso! 

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };