Otimização de tarefas: saiba como o setor de TI pode ajudar

Otimização de tarefas: saiba como o setor de TI pode ajudar

De que modo você costuma melhorar o desempenho das demandas do setor de TI? Se, para isso, você precisa resolver manualmente o maior número possível de tarefas em pouco tempo, então, é melhor conhecer algumas tecnologias para otimização de tarefas.

Neste artigo, iremos apresentar soluções virtuais que irão mudar sua forma de trabalho. Dessa forma, você terá mais tranquilidade e maior controle sobre suas demandas diárias. Acompanhe nosso post!

1 – Big Data

Provavelmente você já ouviu falar em big data, mas já conseguiu entender que benefícios esse sistema pode trazer para sua empresa? Por meio dessa ferramenta é possível analisar e reunir um volume imensurável de informações do universo digital, que podem auxiliar gestores na tomada de decisões.

Por exemplo, imagine que sua companhia quer fazer uma ação de vendas e precisa de dados concisos sobre o comportamento de seus clientes para direcionar esse projeto. O Big Data reunirá todas essas informações.

Com uma ação de vendas bem conduzida, o setor de TI investirá em soluções mais adequadas para o projeto. Dessa forma, evitará trabalho e gastos desnecessários em mudanças na infraestrutura virtual por causa de um objetivo mal direcionado.

2 – Software de Gestão

O software de gestão é um modo eficaz de aumentar a produtividade dos projetos da empresa e a otimização de tarefas. Por exemplo, é muito fácil perder prazos de trabalhos internos quando o serviço é feito manualmente.

Por meio do Software de Gestão o fluxo de trabalho fica estruturado, visto que, toda a equipe pode acompanhar cada etapa de uma tarefa – andamento, execução e prazo -. Além disso, a aplicação facilita a identificação de problemas, que se reparados logo, evitará danos maiores.

3 – Plataformas Virtuais

Imagine reunir em um só sistema os colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes de sua empresa. Essa é a função das Plataformas Virtuais. Mas o que significa essa integração na prática?

Por exemplo, digamos que uma companhia deseje desenvolver um aplicativo para se aproximar mais de seus clientes.

Para isso, uma boa opção é a plataforma Crowndsourcing. Neste sistema, a empresa faz um convite para que profissionais de TI apresentem projetos para a criação do aplicativo. Dessa forma, basta que a companhia que fez o convite escolha a melhor proposta apresentada.

4 – Cloud Computing

Cloud Computing pode ser a solução para as necessidades de uma empresa, uma vez que, possui uma enorme capacidade de armazenamento e um sistema altamente disponível.

Ademais, a tecnologia em nuvem oferece um redimensionamento rápido para atender o aumento da demanda de uma companhia por serviços virtuais. Entre os serviços disponíveis na nuvem podemos citar: Iaas e PaaS.

O IaaS – em português, Infraestrutura como Serviço – é uma solução fornecida por um provedor que disponibiliza para o usuário o aluguel de componentes virtuais (Ex: Servidores e Storage) de acordo com a necessidade do cliente.

Sendo assim, o provedor gerencia a infraestrutura virtual, enquanto o usuário adquire, configura e instala seu próprio software. Desse modo, o cliente evita os custos e operações decorrentes de manter um servidor próprio.

O PaaS – em português, Plataforma como Serviço – possibilita ao usuário a aquisição de recursos completos para a criação de aplicativos simples ou mais sofisticados. Dessa forma a tecnologia PaaS dá suporte ao ciclo de vida do aplicativo que vai desde a sua compilação até a implantação.

Além disso, o PaaS inclui infraestrutura de alto desempenho com ferramentas para desenvolvimento de serviços de BI – Business Intelligence – e sistemas para gerenciar banco de dados.

5 – Software As A Service

Essa aplicação é uma maneira inteligente de personalizar a infraestrutura virtual de sua companhia e ajudar na otimização de tarefas. Nesta modalidade de serviço, o usuário paga apenas pela ferramenta que precise utilizar em sua rotina de trabalho (Ex: Microsoft Office 365).

Por exemplo, a diretoria da companhia solicita ao gestor de TI a implantação de um sistema de videoconferência para facilitar a comunicação interna e externa entre as filiais, parceiros e colaboradores.

Neste caso, ele pode optar por um software SAAS, que apesar de possuir inúmeras funcionalidades, disponibilizará e cobrará apenas pelo serviço solicitado, evitando assim gastos desnecessários.

O que achou desse artigo? Ele ajudou você a entender como as tecnologias ajudam na otimização de tarefas do setor de TI? Deixe seu comentário e compartilhe com sua equipe e amigos!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };