Como soluções de Big Data ajudam na tomada de decisão estratégica?

Como soluções de Big Data ajudam na tomada de decisão estratégica?

Big Data é o enorme volume de dados – que podem estar estruturados ou não – que uma empresa é capaz de armazenar e que, se bem trabalhados, podem representar um grande diferencial competitivo nos negócios. São informações que vão desde os hábitos de consumo dos clientes até dados distintos que quando cruzados podem influenciar diretamente na atuação da empresa.

Filtrar, cruzar, ler e analisar corretamente essa montanha de dados dá excelentes condições para chegar em conclusões muito úteis que ajudam os gestores a tomarem decisões estratégicas mais seguras e bem embasadas.

Veja como soluções de Big Data podem ajudar você e sua empresa a tomarem decisões melhores e muito mais consistentes:

Como as soluções de Big Data ajudam a tomar decisões melhores?

Diferentemente do Business Intelligence (BI), que analisa o passado para projetar o futuro, com o Big Data o objetivo é prever tendências que surgirão e se colocar sempre um passo a frente do mercado com base em evidências analisadas continuamente. A análise em tempo real garante que você tenha muito mais confiança e melhor embasamento quando precisar tomar decisões estratégicas.

Cruze as informações

Uma das chaves para usar soluções em Big Data no alto nível é não olhar apenas os dados isolados, mas também obter insights através do cruzamento das informações das mais diversificadas fontes. Você consegue imaginar por exemplo, que Tweets sejam uma fonte de informações relevantes para impedir uma epidemia? A ONU e o próprio Twitter provaram que sim.

Em 2010 um surto de cólera assolou o Haiti. A melhor forma de conter qualquer epidemia é identificar sua origem, mas como fazer isso em um país que se encontrava em estado de caos após ser vítima de terremoto?

A solução encontrada pelas Nações Unidas em parceria com o serviço de mídia social foi rastrear todas mensagens dos usuários haitianos e cruzar essa informação com os dados de migração e do censo haitiano. Os cientistas de dados chegaram a um grupo de nepaleses que estavam em um acampamento da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Haiti não tinha histórico de cólera, mas o Nepal sim. Um exame genético revelou que a doença se originou pelo vírus nepalês, com isso, foi mais fácil descobrir uma forma de controlá-la e mais uma vez o mundo foi salvo graças a incrível força das soluções em Big Data (ou quase isso).

Mas, ao contrário do que pode parecer, as soluções em Big Data também são indicadas para guiar tomadas de decisões mais simples, como por exemplo a escolha do menu em um bom restaurante. Podemos comparar quais são os pedidos mais frequentes por dia e quais são as condições meteorológicas de cada um desses dias, é provável que as condições climáticas influenciem diretamente na escolha dos clientes.

Quais as vantagens em utilizar soluções em Big Data na tomada de decisão?

Muitos gestores têm receio em implementar soluções de Big Data como parte do processo de tomada de decisões. Seja por acreditarem que se trata de um “modismo” ou simplesmente por preferirem confiar em sua experiência e conhecimento técnico na hora de tomar uma decisão estratégica.

Mas mesmo em um cenário utópico onde o gestor seja muito bem preparado, ele ainda precisará justificar suas escolhas diante dos investidores e da própria equipe. Use a inteligência gerada pelas soluções em Big Data para conseguir embasar suas escolhas e ganhe argumentos concretos e comprovados estatisticamente para convencer a todos que você estará tomando a melhor decisão com base em dados concretos.

Usar informações criadas a partir de dados é a escolha mais acertada e não abre espaço para “achismos” e decisões que na hora parecem extremamente boas, mas que na realidade não encontram sustentação nos números.

A importância de adotar uma estratégia com Big Data não se resume a quantidade de dados que você tem, mas sim das histórias que eles são capazes de contar sobre o seu ambiente, mercado, contexto e clientes. É possível analisar qualquer fonte de informações e extrair histórias com respostas que ajudem a reduzir custos, otimizar tarefas, desenvolver novos produtos e ofertas personalizadas e, em especial, tomar decisões mais inteligentes com soluções que vão realmente aumentar em muito a performance da empresa.

Alguma dúvida ou sugestão sobre como usar soluções em Big Data na tomada de decisões? Comente aqui e vamos conversar!

Compartilhe este Post