Como se antecipar às demandas do setor de TI

Como se antecipar às demandas do setor de TI

A dinâmica de funcionamento do setor de TI passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Em um mundo conectado e cada vez mais influenciado pelo ambiente digital, a TI exerce uma influência direta no planejamento estratégico da empresa. Seu bom funcionamento é, inclusive, algo que gera mais valor para o negócio.

Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre como realizar uma gestão que não se baseie apenas em solucionar problemas. Pensando nisso, falaremos aqui sobre como se antecipar às demandas do setor de TI, para que ele tenha um desempenho melhor e beneficie toda a empresa. Confira!

Implemente uma gestão estratégica

Em primeiro lugar, é fundamental que a gestão de TI deixe de atuar apenas remediando problemas. Estamos falando de uma área extremamente importante que presta serviços para, basicamente, todos os outros departamentos da empresa. Por isso, otimizar seu funcionamento é beneficiar cada um dos profissionais.

Alinhar as ações com o planejamento estratégico da empresa é uma forma interessante de começar. Sabendo quais são os objetivos do negócio, fica mais fácil de encontrar maneiras para ser mais produtivo.

A infraestrutura de TI, por exemplo, deve ser pensada de forma a atender às necessidades de cada time com o menor custo possível. Compreendendo quais os objetivos gerais e as metas individuais, é possível remanejar orçamento e mão de obra para que os serviços se adaptem às reais demandas da empresa.

Colha dados para prevenir problemas

Um projeto de monitoramento do uso dos recursos possibilita que os gestores acompanhem o quanto eles rendem no dia a dia. Nesse sentido, é essencial ter dados concretos para identificar se o setor de TI não está gastando mais que o necessário com infraestrutura e serviços.

Além disso, a coleta inteligente de dados expõe possíveis gargalos ou riscos de segurança, duas questões extremamente delicadas para a empresa. Uma vez que esses problemas podem resultar em grandes prejuízos se tudo que a TI puder fazer for remediá-los, é preciso monitorar para identificar erros antes que eles ocorram.

Integre setores

Trabalhar em conjunto com outros setores da empresa é a melhor forma de monitorar questões que não podem ser avaliadas por meio de tecnologia. Por isso, a integração deve ser total entre TI e demais departamentos, para que as demandas da empresa sejam antecipadas pelo gestor responsável.

Muitas vezes, um líder de outro time pode ter um problema que poderia ser resolvido com uma ferramenta de TI, mas ele não tem o conhecimento técnico para saber disso. Portanto, é preciso acompanhar os times de perto e entender quais são suas necessidades.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem softwares focados especificamente em dar suporte ao trabalho do gestor de TI. Assim, eles ajudam a levantar possíveis problemas, facilitam as tomadas de decisão e oferecem a possibilidade de manter essas informações armazenadas, para que certos imprevistos não se repitam.

Se um erro é identificado, o gestor está apto a desenvolver um plano de ações que servirá de referência para o futuro. Essa iniciativa diminui significativamente o número de reincidências ligadas a falhas de TI.

Vale lembrar que investir em tecnologia, especialmente na virtualização, é a melhor forma de implementar uma cultura de inovação na empresa. Buscando sempre por formas mais eficazes de realizar cada processo, a qualidade dos produtos e serviços aumenta bastante, fazendo com que a empresa cresça constantemente.

Como você viu até aqui, para que a dinâmica interna da empresa não se torne obsoleta, é importante atualizar-se quanto ao que a tecnologia tem a oferecer. Com isso em mente, faça uma avaliação e veja como algumas ferramentas podem trazer benefícios ao seu setor de TI! 

Quer ter acesso a mais conteúdos sobre o tema? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e Linkedin

 

Compartilhe este Post