As 4 maiores vantagens do backup em nuvem para seu negócio

As 4 maiores vantagens do backup em nuvem para seu negócio

Em poucos anos, o que nasceu como uma tendência se tornou uma realidade implantada em praticamente qualquer ramo: a computação em nuvem. Esse conceito de trabalho traz muitas vantagens que são imediatamente visíveis para a empresa e um dos serviços que mais trouxe avanços no quesito de inovação foi o backup em nuvem.

Veja agora 4 vantagens que ajudarão você a entender o funcionamento do backup em nuvem e por que fazê-lo agora!

1. Baixo custo do backup em nuvem

Quando se contrata um fornecedor de serviços em nuvem, pode-se pensar que isso será custoso para a empresa. Entretanto, ocorre exatamente o contrário, pois comparada a outras soluções, como instalações de backups físicos, essa atividade sai mais barata na nuvem.

O funcionamento do ambiente traz também uma ótima vantagem: a escalabilidade. Dessa maneira, a empresa que contrata só paga pelos serviços usados e pode expandir ou diminuir o pacote de recursos sempre que desejar.

Além da redução de custos ao retirar a manutenção de data centers, deixar os dados na nuvem também impede que existam prejuízos com a perda de documentos e de dados importantes — risco que é muito real.

2. Segurança da computação em nuvem

Quando a empresa deixa suas informações guardadas na nuvem, elas ficam protegidas por diversos firewalls, que sempre são atualizados pelos profissionais mais competentes do mercado, além de segurança de endpoint e outros programas criados para funcionar justamente na proteção de dados em grande escala.

Data centers administrados fisicamente e instalados na própria empresa estão mais sujeitos a ataques e acidentes, como incêndios ou quedas de energia. Por isso, necessitam de uma manutenção mais constante para manter a segurança sempre em dia e, mesmo assim, não conseguem chegar na segurança existente na nuvem.

3. Acessibilidade à informação a todo instante

O trabalho em nuvem simplifica o cotidiano de gestores, diretores e técnicos. Na nuvem, as aplicações atuam integradas e as informações permanecem sempre atualizadas, com a possibilidade de acessá-las de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a Internet.

Manter o backup em nuvem é altamente vantajoso, evitando que um diretor seja impedido de buscar uma informação por não estar na Intranet da organização. Podendo escolher quais serviços quer usar, a empresa pode contratá-los e consegue conquistar um ambiente de trabalho integrado automaticamente, com atualizações praticamente instantâneas e acessíveis a todos.

4. Utilização em negócios de qualquer porte

Como são as grandes empresas que mais divulgam seu trabalho na nuvem, pode parecer que somente elas podem contratar esse tipo de serviço. Na realidade, o custo do backup em nuvem é baixo até para negócios de pequeno porte e, como já foi dito, é mais em conta do que outras soluções de armazenamento.

Com essa situação, startups e pequenas iniciativas possuem as condições necessárias para aproveitarem esse benefício, sem precisarem se preocupar muito com a capacidade do orçamento. Também existem empresas de todos os portes entregando serviços eficientes na nuvem.

Com as vantagens do backup em nuvem descritas aqui, é fácil concluir que vale a pena usar esse ambiente em qualquer instituição. Organizações de todos os tamanhos entenderão que podem ter benefícios com esses novos recursos tecnológicos, se colocando em posição de destaque no mercado e acima da concorrência direta.

Quer conhecer outras vantagens do backup em nuvem? Então assine nossa newsletter para saber mais sobre o assunto e ficar antenado em tudo que acontece no universo da TI!

Compartilhe este Post