Entenda por que as empresas estão migrando para computação na nuvem

Entenda por que as empresas estão migrando para computação na nuvem

A computação na nuvem veio pra ficar. Em pleno crescimento no mercado de TI, essa tecnologia ganha cada vez mais adeptos nos mais diversos segmentos. Seja na área da saúde, educação, comércio, indústria, agricultura, serviços etc., a cloud computing se tornou fundamental na hora de buscar inovação e modernidade.

Mas quais são as vantagens da computação na nuvem e por que as empresas migram para lá? Explicamos tudo isso neste post. Acompanhe!

Redução de custos

Os custos com a computação na nuvem são mais flexíveis e menores do que os gastos com métodos tradicionais. Em vez de desembolsar grandes quantidades de dinheiro com maquinários, companhias pagam pelo serviço na nuvem por demanda. Ou seja, o custo é relativo à quantidade de servidores e à capacidade de infraestrutura necessária no momento.

Em períodos de grande uso, essa capacidade pode ser aumentada — ou diminuída em tempos de pouca movimentação —, flexibilizando os gastos.

Agilidade e produtividade

Migrando para a nuvem, o acesso e o controle de dados e sistemas é facilitado. Com isso, os resultados dos seus projetos de TI chegam bem mais rápido e exigem menos da sua equipe em atividades de manutenção. Assim, o time pode permanecer focado em áreas mais estratégicas do negócio.

Estar apto a entregar resultados mais rápidos, com menos custos e a mais alta qualidade pode dar à sua empresa uma grande vantagem competitiva e torná-la mais ágil para se adequar às mudanças do mercado.

Melhor colaboração entre equipes

Além de aumentar a produtividade, a computação na nuvem também ajuda na cooperação entre os departamentos da empresa. Planos de softwares que funcionam na nuvem, como o Office 365 e o Azure, permitem fazer um backup seguro, além de poder editar e compartilhar arquivos e programas com todos os setores da empresa — de qualquer lugar e em tempo real.

Essa capacidade de colaboração interna proporcionada pelas aplicações na nuvem pode reduzir o tempo entre a elaboração de projetos e a colocação de produtos e serviços no mercado, melhorando a qualidade no atendimento ao público consumidor.

Mais segurança da informação

Perder um computador por conta de acidentes ou roubos já é uma dor de cabeça e tanto para uma empresa. E pior do que ficar sem um equipamento caro é ver uma grande quantidade de dados sigilosos e cruciais serem perdidos.

A computação na nuvem oferece mais segurança e tranquilidade nesses casos. Quando todos os seus dados estão armazenados dessa forma, você pode acessá-los a qualquer momento, não importando os eventuais problemas que suas máquinas possam apresentar.

Além disso, outras soluções aumentam ainda mais a defesa de seus sistemas. O Azure, plataforma em nuvem da Microsoft, possui um inteligente sistema de backup que protege os dados independentemente de onde eles estejam — seja no datacenter, em filiais e escritórios remotos ou na própria nuvem.

O Azure armazena 6 cópias dos dados da sua empresa em 2 datacenters diferentes, garantindo segurança redobrada.

Controle de documentos

Quanto mais funcionários e parceiros de negócios colaboram na edição de documentos, maior será a necessidade de intensificar o controle. Fora da nuvem, funcionários precisam enviar e receber arquivos por meio de anexos de e-mail e trabalhar neles de maneira isolada.

Cedo ou tarde, os setores acabam se perdendo em meio a uma bagunça de documentos com conteúdos, títulos e formatos conflituosos.

Ao contrário dessa desordem, a computação na nuvem permite que todos os arquivos sejam armazenados em um mesmo local e todos os usuários tenham acesso ao mesmo documento.

Maior visibilidade de dados significa melhor colaboração, gerando melhores condições de trabalho, mais produtividade e competitividade para a sua organização.

Ao mudar para a nuvem, todas as necessidades de TI da empresa podem ser facilmente supridas e você ainda tem a oportunidade de modernizar os processos tecnológicos do seu negócio. Com a nuvem, o setor de TI passa a ser o mais importante dentro de qualquer organização.

Você está pronto para usufruir de todos os benefícios da computação na nuvem? Não deixe de entrar em contato conosco e descubra por que investir na nuvem deve ser o seu próximo passo!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };