Desvendamos 5 mitos sobre migração para nuvem

Desvendamos 5 mitos sobre migração para nuvem

Está cada vez mais difícil para equipes de TI hospedarem e gerenciarem todos os dados e informações de uma empresa localmente. A quantidade crescente de informações aumenta o custo com servidores, softwares e consome muito tempo de manutenção e gerenciamento que poderia ser usado em outras áreas.

A migração para nuvem se tornou a melhor solução para lidar com este problema, oferecendo serviços flexíveis e otimizados. Ainda assim, existe muita resistência por empresas que levam em conta alguns mitos sobre a tecnologia.

Você se encontra nessa situação? Então nós vamos ajudá-lo a desvendar 5 desses mitos para que você saiba decidir sobre migrar para nuvem. Acompanhe!

1. A empresa precisa migrar tudo para a nuvem

Esta é uma das convenções que as pessoas repetem muitas vezes sem estudar mais a fundo como funciona a migração para nuvem. Empresários e até alguns gerentes de TI acreditam que é preciso migrar toda a operação da empresa e de uma vez só, o que não é verdade.

Além da migração poder ser feita aos poucos, é possível conciliar um cloud service provider e servidores locais. Basta que sua equipe de TI tenha um planejamento eficiente para integrar as plataformas.

O que você acha essencial ter por perto fica guardado nos servidores da empresa, enquanto o que pode ser otimizado para reduzir custos fica disponível na nuvem.

2. É muito complicado fazer migração para nuvem

Um profissional da área de TI já está acostumado com as complicações no caminho, por isso talvez já esteja prevenido para tentar uma migração deste tipo. Ou podem ser seus superiores os resistentes por terem ouvido por aí que o processo todo é muito complicado.

Mas é claro que não! Além de ser um processo relativamente simples, existem empresas que oferecem esse serviço utilizando profissionais treinados para dar suporte durante toda a migração.

3. Os arquivos não estão seguros na nuvem

Este talvez seja um dos pontos mais críticos de quem ouve esses mitos como argumento. Mas pense bem, onde realmente os dados da sua empresa estão mais seguros?

Apesar de estarem armazenados localmente, seus dados estão por conta de uma equipe de TI enxuta e com centenas de outras pequenas tarefas para realizar durante o dia.

Serviços de hospedagem na nuvem contam com times exclusivos para trabalhar na segurança. Além disso, eles têm estrutura para garantir a recuperação de dados em caso de perdas.

4. Ao migrar para a nuvem, perde-se o controle sobre a tecnologia da empresa

Algumas pessoas têm esta ideia errada sobre a nuvem, de que você entregará toda a operação da empresa nas mãos de outras pessoas.

O que a migração para nuvem faz, na verdade, é tirar da sua equipe de TI o peso de manutenção constante e pequenos processos que podem ser automatizados, para que os funcionários foquem exclusivamente no que interessa.

5. É necessário estar sempre online para acessar os arquivos

Por fim, uma concepção errada sobre a forma como a nuvem funciona. É comum pensar que você precisa estar conectado 24 horas para visualizar e editar os dados. A verdade é que serviços como o Office 365, oferecem todas as ferramentas para serem utilizadas de modo desconectado, necessitando de uma conexão apenas na hora de sincronizar e compartilhar os arquivos.

A migração para nuvem é simples e pode otimizar o gerenciamento de TI em uma empresa, além de cortar muitos gastos tanto em hardware quanto em software.

Você tinha alguma ideia equivocada sobre a nuvem? Já tinha desvendado estes mitos? Então compartilhe esse artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a perderem o medo de investir em uma solução flexível, ágil e moderna para suas empresas!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };