O que você precisa saber antes de comprar uma tecnologia hiperconvergente

O que você precisa saber antes de comprar uma tecnologia hiperconvergente

A tecnologia hiperconvergente oferece às empresas de diferentes portes e segmentos uma maneira de tornar a infraestrutura de TI mais ágil e eficiente. Integrando computação, armazenamento e redes de armazenamento em uma única plataforma escalável.

Sendo assim, um sistema de Hiperconvergência (HCI) ajuda a reduzir os custos de armazenamento e simplificar o gerenciamento do data center.

Para se ter uma ideia do seu potencial, uma arquitetura hiperconvergente é adequada para qualquer carga de trabalho que possa ter sido normalmente hospedada em um ambiente virtualizado. Isso inclui implantação de infraestrutura de desktop virtual (VDI), bem como casos de uso envolvendo aplicativos que foram transferidos para a nuvem.

Portanto, a Hiperconvergência pode suportar ambientes altamente distribuídos, a exemplo de empresas com centenas ou milhares de pequenas agências ou escritórios. Quando as organizações precisam ampliar sua capacidade de computação ou de armazenamento, elas simplesmente adicionam mais nós ao seu cluster HCI.

Critérios-chave para selecionar o produto hiperconvergente correto

Antes de selecionar um fornecedor de Hiperconvergência, é fundamental fazer um levantamento de requisitos quanto a sua infraestrutura computacional para que você possa criar uma arquitetura adequada às necessidade de TI e da empresa.

Por exemplo, você precisa fornecer o mesmo ambiente operacional para cargas de trabalho de nuvem local e pública? Qual opção de implantação seria mais benéfica – um dispositivo HCI integrado, um software de Hiperconvergência vendido como parte de uma arquitetura de referência ou um HCI que opera tanto na nuvem local quanto na pública?

Examinando os principais recursos e funções dos principais produtos de HCI e combinando-os com os requisitos da sua organização, você pode escolher os produtos hiperconvergentes mais adequado às suas necessidades.

O que os principais fornecedores de Hiperconvergência oferecem

Cada organização tem necessidades e requisitos de negócios individuais, de forma que cada uma terá demandas variadas de seu produto de Hiperconvergência. Saiba o que você deve levar em conta na escolha dos fornecedores de de forma a ajudar as organizações a se alinharem com suas necessidades.

  1. Tamanho do cluster

Este é um fator chave na sua decisão de compra . Os produtos hiperconvergentes têm diferentes capacidades. Alguns suportam a adição de até oito nós por cluster, enquanto outros suportam até 64 nós.

Para se ter uma ideia na prática, se você estiver trabalhando em uma empresa de menor porte ou precisar implantar hiperconvergência para uma carga de trabalho distinta, considere um produto centrado em SMB (small and medium-sized business). Portanto, é possível projetar um cluster para atender às restrições de espaço de filiais ou SMBs.

  1. Nós de dimensionamento

Outra decisão associada ao tamanho do cluster, porém tem relação sobre como você dimensiona cada nó individual. Isso às vezes é uma escolha entre software e hardware.

Com um produto centrado em software, normalmente você pode configurar seus nós individuais da maneira que quiser, até certo ponto. De acordo com a lista de compatibilidade de hardware definida pelo fornecedor de software de HCI, você pode configurar cada nó individual com o máximo de RAM, processador e tipo de armazenamento e capacidade que precisar.

  1. Tipo de armazenamento

As opções de armazenamento variam muito entre os fornecedores. Você pode escolher nós baseados em disco rígido ou nós totalmente em Flash. Claro, o custo pode ser um fator importante. Os discos rígidos permanecem mais baratos, mas os produtos flash fornecem um desempenho substancialmente maior.

A escolha de armazenamento depende do tipo de aplicativos que você precisa suportar. Se você tiver cargas de trabalho que não sobrecarregam os recursos de armazenamento, um nó híbrido ou baseado em disco rígido poderá ser adequado. Caso contrário, você deve verificar as opções de nó totalmente em Flash.

  1. Apoio e suporte

Por  fim, a opção de suporte escolhida deve corresponder às suas necessidades de negócios. Você precisa de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por semana, com substituição imediata, ou pode conviver com o suporte para o próximo dia útil?

O programa de suporte que você escolhe pode precisar ser eficiente e ágil. Se você comprar um produto HCI somente de software, talvez seja necessário adquirir contratos de suporte separados para o hardware e software. Certifique-se de não ignorar essa etapa.

Sobre a Combina

A missão da Combina é ajudar os gestores de TI a atingirem suas metas de negócios ao fornecer os conselhos de tecnologia e os produtos e serviços que eles precisam. As áreas de foco da Combina incluem licenças de software, servidores, networking, armazenamento de dados, cloud computing, segurança,entre outros produtos e serviços conectados à tecnologia de última geração.

Para saber mais sobre os benefícios da Hiperconvergência aplicado ao setor de TI das empresas, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog!

Compartilhe este Post