O que é a Internet das Coisas e como pode afetar sua empresa

O que é a Internet das Coisas e como pode afetar sua empresa

Que a Internet mudou nossas vidas, não há como negar. Com esse advento, o acesso à informação cresceu espantosamente. Contudo, ainda estamos prestes a vivenciar um momento histórico sem precedentes: a Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT). Os números são promissores. Segundo a Gartner, empresa de tecnologia, os investimentos nesta tendência devem chegar a US$ 300 bilhões em 2020.

Mas afinal, o que é a Internet das Coisas (IoT)? É um conceito que prevê que dispositivos do dia a dia serão equipados com sensores minúsculos que captam aspectos do mundo real, utilizando-os de forma inteligente. Todos os objetos que você tem ou com as quais interage poderão conectar-se à Internet e apresentar novas funcionalidades.

Continue a leitura e entenda como este novo cenário deixou de ser roteiro de ficção científica e passou a ser realidade no cotidiano das pessoas e no ambiente empresarial!

O que é a Internet das Coisas e quais são os seus obstáculos

Atualmente, ainda existem alguns obstáculos à massificação da Internet das Coisas. Um dos principais entraves é a interoperabilidade entre dispositivos, já que, atualmente, há diferentes protocolos para a troca de informações. Outro ponto polêmico é a privacidade, levando em conta a preocupação natural com a segurança dos dados coletados.

Ao considerarmos que o desenvolvimento desses projetos ainda é bastante caro, torna-se fundamental que os investimentos sejam feitos cuidadosamente, voltados para ações que realmente tenham um impacto importante na vida das pessoas. Saber diferenciar os riscos e oportunidades nessa área, no entanto, ainda é uma decisão difícil de ser tomada.

Cuidados com segurança da informação

A aplicação da Internet das Coisas trará muita preocupação com a segurança da informação. Nesse sentido, a proteção de dados é cada vez mais desafiadora, pois as informações compartilhadas devem ser seguras.

Tal aspecto abre uma nova possibilidade de carreira: serão necessários especialistas para monitorar o desempenho do sistema. A finalidade será garantir que nenhuma operação fuja do controle e que os dispositivos interpretem o conjunto de dados corretamente, a fim de que produzam os efeitos esperados.

Desafios para o departamento de TI

Muitos processos de Tecnologia da informação (TI) podem ser aperfeiçoados com o uso da Internet das Coisas. Dados de sensores e dispositivos remotos combinados com um ou mais sistemas (como CRM, ERP, pagamentos e outras aplicações) permitem a obtenção de um painel abrangente, que contenha todas as informações importantes.

Por outro lado, a referida tecnologia amplia o desafio de gerenciar e processar esses dados. Informações que não são passíveis de análise ou de contextualização perdem parte importante da utilidade. Os gestores devem preparar uma infraestrutura com recursos humanos e tecnológicos que permitam fazer esse processamento em tempo real e à prova de erros.

O departamento de TI ficará ocupado com as inúmeras possibilidades de negócios e aperfeiçoamento de processos que a Internet das Coisas traz. E precisa se preparar para o novo paradigma que se apresenta.

Internet das Coisas no mundo corporativo

Até 2020, cerca de 34 bilhões de dispositivos devem estar conectados por meio da Internet das Coisas em todo o mundo, segundo a BI Intelligence. Já a Accenture aponta que a Internet das Coisas revolucionará os processos industriais, com potencial para adicionar US$ 14 trilhões à economia global até 2030.

Para adaptar a empresa à Internet das Coisas é necessário ir além do ambiente interno. Como já vem acontecendo nos últimos anos, clientes mudarão seus hábitos de consumo e formas de pagamento. É fundamental, portanto, que a companhia ofereça cada vez mais possibilidades nesse sentido.

A partir da leitura deste post, pode-se concluir que as empresas de forma geral e aquelas que trabalham com tecnologia de forma específica devem preparar o seus setores de tecnologia da informação para tirar o melhor proveito da Internet das Coisas. Engana-se quem pensa que a interação de objetos comuns via Internet é coisa do futuro.

Ainda tem dúvidas sobre o que é a Internet das Coisas e como ela pode revolucionar o mundo? Assine a nossa newsletter e receba outras novidades sobre o tema!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };