Conheça os 8 Contratos de Licenças atuais da Microsoft

Conheça os 8 Contratos de Licenças atuais da Microsoft

Usar softwares licenciados é uma premissa de todo negócio que deseja se manter idôneo, reduzir riscos e cumprir as suas políticas de compliance. Para fazer isso, mais cedo ou mais tarde você precisará adquirir um dos contratos de licenças Microsoft.

Os produtos da Microsoft estão presentes em negócios de todos os ramos e são praticamente insubstituíveis em muitas aplicações. Felizmente, existem diversas modalidades de contratação que se adaptam aos interesses de cada organização.

Quer conhecer melhor os contratos de licenças Microsoft? Então, confira estas 8 modalidades que separamos para você!

1. Cloud Solution Provider

O Cloud Solution Provider (CSP) é um parceiro que está habilitado a atuar em nome da Microsoft. Quando uma companhia deseja terceirizar os seus serviços de nuvem, ela utiliza um CSP para firmar o seu contrato de Microsoft Cloud Agreement (MCA).

Com a autorização da Microsoft, o parceiro CSP fica responsável por:

  • efetuar cobranças e recebimentos;
  • oferecer suporte;
  • vender produtos de nuvem da Microsoft.

2. Original Equipment Manufacturer

O Original Equipment Manufacturer (OEM) é uma modalidade de contratação em que os produtos Microsoft são instalados em computadores e notebooks pelo próprio fabricante. Tanto o Windows quanto outras aplicações, como o Office, podem ser comprados nessa modalidade.

Eles geralmente têm um bom preço porque os fabricantes adquirem essas licenças em grandes quantidades. No entanto, geralmente não possuem manual, caixa e discos de instalação.

3. Full Packaged Product

Esse contrato de licença Microsoft, também chamado apenas de FPP, diz respeito aos produtos adquiridos em lojas ou revendedores de software.

O Full Packaged Product normalmente é utilizado para compras de apenas uma ou de poucas unidades.

4. Eletronic Software Delivery

Como o nome sugere, nesse tipo de contrato, o software é entregue eletronicamente. Ou seja, não são disponibilizados discos ou outras mídias físicas para a instalação. Os produtos Microsoft na modalidade ESD podem ser comprados de revendedores autorizados.

5. Microsoft Open

Essa modalidade é destinada a organizações que precisam de 5 a 499 licenças e desejam pagar conforme o uso. A licença é obtida imediatamente, e a companhia tem liberdade para contratar produtos adicionais, de acordo com o seu crescimento.

6. Microsoft Open Value

Semelhante ao Open, com o diferencial da inclusão do Software Assurance. O Assurance é um programa de manutenção da Microsoft em que o contratante obtém acesso a:

  • atualizações;
  • suporte;
  • treinamentos etc.

7. Microsoft Enterprise

Os contratos Microsoft Enterprise Agreement e o Microsoft Enterprise Subscription Agreement estão disponíveis para organizações:

  • comerciais, com mais de 500 dispositivos;
  • governamentais, com mais de 250 dispositivos.

Com eles, é possível contratar softwares locais e serviços de nuvem para toda a organização, geralmente por um período de três anos. As assinaturas são vendidas por um provedor de soluções de licenciamento (LSP).

8. Microsoft Products and Services Agreement

Está disponível para organizações comerciais, acadêmicas e governamentais com mais de 250 usuários. É um contrato mais flexível, em que softwares locais e serviços de nuvem podem ser contratados juntos ou separados.

Nessa modalidade, não existe um compromisso em toda a organização, e as assinaturas valem para vários anos — é feito um contrato único que não expira.

Pode ser adquirido por meio de um Parceiro de Soluções de Licenciamento ou, no caso de instituições educacionais, por um revendedor de educação autorizado.

Como vimos, os contratos de licenças Microsoft se adaptam às organizações comerciais, governamentais e de educação, de acordo com os seus tamanhos e necessidades. Para encontrar e contratar a melhor solução para a sua empresa, busque sempre parceiros certificados pela Microsoft.

E se você quer tirar o melhor proveito dos seus investimentos em TI, aproveite para ler também o nosso artigo sobre como otimizar seu investimento no Microsoft Office 365!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };