Google Apps vs. Office 365: um comparativo

Google Apps vs. Office 365: um comparativo

A computação na nuvem avançou nos últimos anos dentro do ambiente corporativo diante das suas vantagens. A possibilidade de reduzir custos, aumentar a mobilidade de times, ampliar o acesso a novos recursos e ter mais flexibilidade são apenas alguns dos pontos que podem ser citados. Além disso, destacamos a maior segurança e controle sobre os recursos fornecidos por esse tipo de ferramenta.

Nesse cenário, dois serviços destacam-se por permitirem a empresas terem ferramentas de criação e gestão de documentos de alta disponibilidade: Google Apps, do Google, que também é conhecido como G Suite ou Google Apps for Work, e o Office 365 for Business, da Microsoft.

Quer saber as características de cada um e qual é o mais adequado às necessidades da sua empresa? Então confira o nosso post de hoje!

Quais são as características do Google Apps?

O Google Apps — também conhecido como G Suite — é a suíte de aplicativos para escritório do Google. Ele dá acesso aos principais serviços de comunicação, armazenamento e criação de aplicativos.

O seu uso pode ser feito tanto via web ou por meio de aplicativos mobile distribuídos para iPod Touch, iPhone, iPad, smartphones e tablets Android. Assim como o Microsoft Office 365, ele é contratado por meio de assinaturas mensais e anuais, que mudam o seu valor conforme os recursos contratados e o número de usuários ativos.

Os pacotes apresentam recursos para comunicação, criação de documentos, controle de dados e compartilhamento de arquivos. Com o Hangouts, por exemplo, a empresa pode realizar videoconferências online. Já O Gmail fornece um acesso seguro aos e-mails do todo o negócio.

O Admin Console e o Google Vault dão mais controle sobre os usuários para o gestor de TI, que contará com uma plataforma específica para aplicar medidas de segurança e administrativas. Já os recursos de compartilhamento de arquivos reduzem as chances de pessoas obterem o acesso não autorizado a um arquivo.

E integrados ao Google Drive e ao Hangouts, os aplicativos de escritório facilitam a criação de uma rotina em que times trocam dados constantemente. Seja pelo compartilhamento rápido de arquivos ou a possibilidade do negócio criar documentos de maneira colaborativa, a cooperação é incentivada e, assim, a companhia consegue inovar.

Quais são as características do Microsoft Office 365 for Business?

O Microsoft Office 365 for Business é a versão do Office fornecida para empresas por meio de um modelo de assinaturas pagas mensalmente ou anualmente. Em outras palavras, ele é um software como serviço (ou SaaS – Software as a Service) que pode ser contratado por companhias de acordo com a sua demanda, em planos que variam conforme o tipo de solução contratada.

Cada assinatura pode ser utilizada em até cinco dispositivos simultaneamente, aumentando a capacidade da empresa atuar com alta mobilidade e flexibilidade. Os planos do Microsoft Office 365 for Business para companhias com até 300 usuários são divididos nos seguintes pacotes:

Microsoft Office 365 Business Essentials

Esse pacote apresenta todos os serviços do Office 365 para comunicações, como o Microsoft Teams e o Skype for Business, mas não tem os aplicativos do Office 2016.

Microsoft Office 365 Business

Nesse pacote, a empresa tem acesso a todos os programas do Office 2016 e o OneDrive, porém, sem os serviços do Office 365.

Microsoft Office 365 Business Premium

Nesse pacote a empresa terá direito ao uso de todos os programas do Office 2016 além dos serviços do Office 365.

Para empresas com mais de 300 usuários ativos, a Microsoft dispõe de planos específicos. São eles:

Microsoft Office 365 ProPlus

Inclui todos os aplicativos do Office 2016, assim como o OneDrive, porém sem o suporte para e-mail comercial.

Microsoft Office 365 Enterprise E1

Pacote com todos os serviços comerciais da Microsoft, como o e-mail via Exchange, mas sem os aplicativos do Office 2016.

Microsoft Office 365 Enterprise E3

Nesse plano a empresa terá acesso a todos os recursos do Office 365 ProPlus e do Office 365 Enterprise E1, além de recursos adicionais de segurança digital e contra perda de dados.

Microsoft Office 365 E5

Além dos serviços do Office 365 E3, esse pacote inclui recursos para análise e segurança digital avançados.

Flexíveis, os planos do Microsoft Office 365 podem ser personalizados de acordo com a demanda da empresa. Se necessário, serviços adicionais podem ser contratados separadamente, aumentando o retorno sobre o investimento.

Afinal de contas, qual é o melhor?

A escolha entre o Google Apps e o Microsoft Office 365 deve ser feita a levando em consideração o perfil do negócio e as características de ambos os serviços. Porém, há de se destacar alguns pontos-chave de cada plataforma.

O Microsoft Office 365, por exemplo, é uma ferramenta mais flexível. Ele pode ser utilizado online, em aplicativos mobile ou diretamente no desktop. Isso dá mais segurança ao negócio, uma vez que a ausência de uma conexão com a web não implicará na perda do acesso aos serviços.

Os pacotes também são mais flexíveis. Eles cobrem uma ampla gama de necessidades e podem ser modificados a qualquer momento. Assim, a companhia consegue adaptar o serviço de acordo com as suas necessidades sem grandes dificuldades.

Vale destacar, também, a maior compatibilidade do Office 365. Arquivos .docx e .xlsx são os mais utilizados do mercado para a criação e visualização de documentos de escritório. E nada melhor do que as ferramentas voltadas nativamente para a criação de arquivos nessas extensões para garantir que todos terão acesso ao mesmo arquivo sempre.

Ambas as plataformas fornecem o acesso a serviços com alta mobilidade e disponibilidade, especialmente via web. Além disso, o suporte é fácil de ser obtido. Nesse ponto, o Microsoft Office 365 e o Google Apps são semelhantes.

Mas vale destacar que a integração com os programas do Office 2016 é limitada ao OneDrive. Isso pode ser um papel-chave para usuários conseguirem criar, compartilhar e armazenar arquivos inovadores na nuvem rapidamente. Bastam alguns cliques para que uma planilha ou apresentação de slides seja salva no OneDrive e enviada para as pessoas certas.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das novidades do blog? Então assine já a nossa newsletter e não perca nossas publicações!

Compartilhe este Post