Conheça 5 motivos para virtualizar o servidor da sua empresa

A virtualização de servidores é uma maneira de dividir os recursos de um único servidor físico entre diversos servidores virtuais, também chamados de máquinas virtuais. Assim, é possível executar vários sistemas operacionais em um mesmo hardware.

Ou seja: em vez de equipar, gerenciar e manter diferentes máquinas e servidores, você pode centralizar os recursos em um único servidor. Não por acaso, a virtualização vem se popularizando em muitos negócios.

Quer saber por quê? Então confira estes cinco motivos para virtualizar o servidor da sua empresa!

1. Otimização do uso de hardware

Quando uma empresa não utiliza a virtualização, a maioria dos computadores trabalha abaixo de sua capacidade máxima. Isso porque dificilmente o usuário executa tarefas que demandam todo o potencial da máquina.

Em contrapartida, com a virtualização de servidores, os recursos são direcionados para cada máquina virtual conforme a demanda, ou seja, a ociosidade do hardware diminui consideravelmente.

2. Redução de custos

A virtualização promove redução de custos por dois motivos principais. Primeiro porque reduzem-se os investimentos em hardware e em espaço físico. Em vez de adquirir diversos dispositivos, é possível concentrar os investimentos em um único equipamento que funcionará como servidor para as máquinas virtuais.

Quando se comparam os custos de aquisição de diversos servidores pequenos com o investimento necessário para montar um servidor de alta capacidade, percebe-se que a segunda opção é mais atrativa. Naturalmente, o espaço físico também é otimizado.

Em segundo lugar, o custo de energia elétrica também é mais baixo quando o mesmo hardware é usado para diversas aplicações.

3. Menor tempo de paradas para manutenção

Quando as máquinas não estão virtualizadas, qualquer manutenção exige que os sistemas sejam desligados e os serviços interrompidos por algum tempo. Já em um ambiente virtualizado, é possível transferir as aplicações de um servidor para outro, sem interrupções.

As máquinas virtuais também podem ser colocadas em espera antes de uma parada e, quando retomadas, elas carregam do ponto onde estavam, mais ou menos como a função “suspender” do Windows. Também é possível migrar as máquinas virtuais de um servidor para outro, diminuindo o tempo necessário para reinstalação de sistemas.

Sabe quando você precisa instalar e configurar uma nova versão de um aplicativo ou sistema operacional e leva dias para fazer isso em todas as estações de trabalho? Com um servidor virtualizado, isso pode ficar no passado.

Ao realizar upgrades dos servidores, não é necessário fazer o upgrade em cada máquina separadamente, como aconteceria se o servidor não estivesse virtualizado.

4. Recuperação de falhas mais rápida

Com a virtualização de servidores, realiza-se o backup de todas as máquinas. Quando necessário, as máquinas virtuais podem migrar para outro servidor físico rapidamente, reduzindo o tempo de recuperação depois de uma falha.

Além disso, os servidores virtuais têm um procedimento padrão em que as máquinas são ligadas a outro servidor automaticamente, no caso de falha do primeiro servidor. Ou seja, a virtualização traz maior proteção contra falhas, tanto do servidor físico quanto do servidor virtual.

5. Gerenciamento simplificado

O gerenciamento de servidores virtuais a partir de um único servidor físico é muito mais simples do que gerenciar diversos servidores físicos em diferentes máquinas.

Instalação, atualização, manutenção e proteção ficam concentradas em uma interface única, diminuindo consideravelmente os esforços de gerenciamento. Com isso, a virtualização de servidores também otimiza a produtividade da equipe de TI.

É claro que, para aproveitar todos os benefícios da virtualização de servidores, a sua empresa precisa contar com um fornecedor especializado e confiável para realizar a migração e fazer as instalações necessárias.

Além disso, utilize softwares licenciados para garantir a confiabilidade dos seus sistemas.

E então, quer aprender mais sobre o assunto? Aproveite para ler também outro artigo nosso e descubra os benefícios da virtualização de servidores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Combina
Olá, Nossa intenção é impulsionar o seu negócio com tecnologia que combina com a sua estratégia. Vamos conversar?