Você sabe o que é Cloud Storage? Entenda como funciona

Você sabe o que é Cloud Storage? Entenda como funciona

É um fato que a nuvem já está presente em praticamente 100% das empresas. Mesmo em um período de poucos anos, esse conceito se mostrou a forma mais eficiente de atender as necessidades do mercado, e um dos motivos que mais ajudaram nisso foi o Cloud Storage.

Cloud Storage é o conceito que consiste em armazenar os dados em ambiente acessível diretamente pela internet. Existem peculiaridades que devem ser analisadas quando se planeja a migração de dados para esse ambiente, e elas devem ser entendidas para ser tomada a melhor decisão.

Os tipos de nuvem de armazenamento

Existem três tipos de nuvem principais que funcionam com o Cloud Storage e, por isso, a decisão de qual escolher deve ser tomada pela empresa conforme os seus objetivos. São eles:

Nuvem pública

Utilizar a nuvem pública significa contratar os serviços e recursos oferecidos por empresas terceiras, como AWS da Amazon ou G Suite da Google. Os ambientes são muito seguros e toda a manutenção fica a cargo da empresa contratada.

Nuvem privada

A nuvem privada é criada pela própria empresa para que o compartilhamento de informações fique somente no escopo dela.

Os acessos, normalmente, se dão apenas pela intranet e por dispositivos autorizados a acessá-la de forma controlada, como smartphones de diretores, por exemplo.

Nuvem híbrida

Quando esses dois cenários são unidos temos uma nuvem híbrida. A empresa pode escolher usar serviços de algum fornecedor que ajudem no ambiente, mas realizar o seu armazenamento em ambiente próprio, onde arcará com toda a responsabilidade e custos para garantir essa finalidade.

É importante que a empresa, mesmo que de pequeno porte, tenha a visão de que é necessário usar os perfis empresariais dos serviços de armazenamento na nuvem.

Os mais famosos, como Google Drive, Dropbox e OneDrive, fornecem espaço para uso pessoal gratuitamente. Contudo, uma empresa não pode considerar 5 ou 10 Gb de espaço para suas atividades. É preciso ter consciência de que há maior necessidade e estudar os planos empresariais fornecidos para ter o máximo aproveitamento do investimento.

As vantagens do Cloud Storage

1. Disponibilidade dos arquivos

Ter acesso aos dados sempre que for desejado e de qualquer lugar do mundo é um dos maiores atrativos do armazenamento na nuvem. Seja de um PC, smartphone, tablet ou até mesmo de uma televisão, é possível ver o que quiser quando quiser.

2. Redução de custos com equipamentos

Colocar os dados na nuvem elimina a necessidade de servidores e data centers. Os custos com aquisição e manutenção de equipamentos, além de uma equipe disponível para esse trabalho, são reduzidos, dando à empresa mais capital para investir no core do negócio.

3. Opção do tamanho ideal de armazenamento

Os pacotes fornecidos pelas empresas dão diversas opções e podem ser alterados sempre que necessário. Nunca ocorrerá falta de espaço para salvar um arquivo, como pode acontecer em um PC local.

4. Segurança das informações

Os softwares de segurança desenvolvidos para a nuvem são feitos para trabalhar com segurança em dimensão extremamente maior do que a local. Por isso, a sua eficiência em manter o ambiente seguro cresce na mesma proporção, além da presença de profissionais altamente competentes para gerenciá-los.

5. Uso de tecnologia de ponta

Não é à toa que a nuvem se destacou tanto nos últimos anos. O uso de tecnologia de ponta para transformar esse ambiente no futuro do mercado dá mais tranquilidade para todos que depositam seus arquivos e sua confiança nele.

Com informações concisas e estudo de mercado, é possível compreender que usar soluções de Cloud Storage traz muitos benefícios para qualquer empresa. Então, o momento de agir é agora, para almejar voos ainda maiores e alcançar com sucesso os maiores objetivos empresariais.

Gostou de entender o que é Cloud Storage? Então, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para receber mais notícias sobre esse e muitos outros assuntos do universo da tecnologia.

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };