Redução de Custos. O que o profissional de TI pode fazer?

Redução de Custos. O que o profissional de TI pode fazer?

Épocas de crise econômica podem ser turbulentas para uma empresa, mas também trazem oportunidades para que seus funcionários se destaquem ao propor ações que aliviem custos e ajudem efetivamente em sua saúde financeira.

equipe de TI é um dos setores-chave para isso! A organização espera que o profissional da área apresente propostas para conseguir redução de custos e ainda aprimorar e otimizar o sistema do negócio.

Você está pronto para agarrar essa oportunidade? Veja agora o que fazer para apresentar melhoras à saúde do seu ambiente corporativo sem gerar perdas na operação!

Por que se preocupar com propor soluções para redução de custos

Quanto maior a empresa, mais difícil é entender as responsabilidades de cada setor dentro de um ecossistema corporativo. Por isso, não é raro ver gerentes de TI esperarem alguma ordem de cima para tomar uma atitude. Esse é um erro do tamanho da sua importância dentro da organização!

A equipe de TI está diretamente ligada à produtividade e à qualidade da operação de todos os outros funcionários. Dessas forma, as suas ações são as de maior impacto na rotina de trabalho.

Então não espere por uma ordem. Ao se preocupar em reduzir custos, você pode criar um projeto capaz de enxugar recursos e aumentar a produtividade simultaneamente, se consolidando como um membro valioso para a sua diretoria.

Por que investir é a chave para economizar

Pode parecer um conceito estranho para assimilar e vender aos diretores e donos de empresa. Mesmo assim, é imprescindível ter isso em mente ao criar um planejamento sério de redução de custos, afinal, não é possível ter sucesso sem investimento.

Momentos de crise geram excelentes oportunidades para atacar os problemas de TI na raiz e deixar que o investimento se pague e gere frutos. Vender essa ideia para o quadro da empresa é uma forma de demonstrar profissionalismo e eficiência.

O que fazer para reduzir custos na empresa

Pensando em investimento, existem algumas atitudes que um gestor de TI pode tomar para reduzir os custos de uma empresa.

É importante se reunir com sua equipe e reavaliar todos os seus sistemas antes de adotar qualquer mudança. Esse é um momento em que todo movimento de recursos é crítico, por isso, é preciso fazer esse levantamento dos principais gargalos — a fim de apresentar o projeto certo para a diretoria.

Veja alguns exemplos práticos do que você pode fazer pela sua empresa:

Adote um SaaS

Software As A Service (Software como Serviço) é uma tendência que as empresas adotam para redução de custos e que você pode sugerir como projeto. O dinheiro gasto com gerenciamento e atualização de programas pode ser investido em serviços como o Azure e Office 365.

Essas soluções garantem um ambiente online integrado para oferecer à empresa tudo o que ela precisa para seu gerenciamento e operação — sem ter que se preocupar com a manutenção do sistema.

Escolha um serviço de Cloud Service Provider

Outra grande tendência em 2017: migrar para a nuvem. Este é um investimento simples e flexível, de acordo com as necessidades da sua empresa. Criar uma estratégia de migração pode reduzir em muito os custos de aquisição, gerenciamento e manutenção — o investimento num CSP temo o poder de trazer grandes resultados na redção de custos.

Terceirize os seus serviços

É claro que a terceirização é sempre uma solução viável para reduzir custos — e a apresentação de um bom planejamento pode consolidá-lo como um bom gestor e profissional. O ideal é que um gerente de TI conheça bem os processos essenciais e identifique aqueles que podem ser delegados para aliviar recursos e o tempo de trabalho de sua equipe.

A redução de custos é uma busca constante de qualquer área em qualquer empresa. Porém, se essa atitude partir dos responsáveis pela TI, os ganhos em economia e produtividade podem ser enormes, tanto em sua própria operação quanto em toda a cadeia corporativa.

Portanto, agarre essa oportunidade e chame seu fornecedor parceiro para te ajudar nesse plano tático de redução de custos! É hora de pensar mais sobre como sua empresa pode economizar com investimentos pontuais. Para ajudar você a começar essa pesquisa, leia este post sobre terceirização no setor de TI!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };