O que é preciso para cuidar bem do banco de dados de uma empresa?

O que é preciso para cuidar bem do banco de dados de uma empresa?

Cuidar das informações que circulam na empresa se tornou algo essencial com a evolução digital. As ameaças são cada vez mais constantes, por isso, gestores e analistas focam em maneiras de proteger o banco de dados organizacional.

Ter um banco de dados com ótima performance e seguro maximiza o valor das informações que circulam e traz benefícios para todos os níveis da instituição. A perspectiva de futuro e a interpretação de histórico com dados íntegros são diferenciais competitivos para qualquer negócio no mercado.

Quer ficar por dentro do assunto? Então confira o nosso post de hoje! 

Por que o banco de dados é tão importante para a empresa?

O banco de dados guarda informações de todos os departamentos da organização — como relações com clientes ou contratações de terceiros. O nível de detalhamento de relatórios que podem ser extraídos com técnicas de Data Mining ajuda diretores na tomada de decisão em nível estratégico, estabelecendo como o empreendimento montará seus planos de pequeno, médio e longo prazo.

Essa é ainda a principal ferramenta dos departamentos-chave das instituições, como financeiro e comercial, por exemplo. Dessa forma, são recebidas as informações de fluxo de caixa ou de perfil dos clientes. Por isso, esse sistema tão vital NÃO pode ser deixado de lado nos planos da gestão.

Quais são as melhores práticas para cuidar do banco de dados?

Para cuidar bem do seu banco de dados, algumas práticas devem ser seguidas. Vamos ver as principais!

Usar criptografia

A criptografia é essencial para todo banco de dados. Um indivíduo que tem algum tipo de acesso não pode visualizar as informações de forma direta.

Portanto, nunca deixe seu banco de dados sem criptografia, pois essa estratégia é fundamental para evitar vazamentos e ataques mal intencionados.

Emitir relatórios

Os relatórios sobre a execução das medidas de segurança — como backups automáticos — são essenciais para os administradores. Outros pareceres evidenciam pontos com redundância de dados, o que pode sobrecarregar o banco e causar problemas de performance. 

Por isso, os diagnósticos devem ser frequentes e validados de forma rigorosa.

Fazer backups

Falando em backups, nunca se pode ter um banco de dados sem existir uma cópia dele em outro lugar — e é ideal que as duas versões estejam separadas geograficamente. Automatizar essa tarefa é uma boa prática muito comum no mercado.

Utilizar serviços na nuvem

Para maior segurança das informações, a nuvem é a tendência a ser seguida. São oferecidos muitos softwares integrados que ajudarão a manter o banco de dados sempre correto e com excelente desempenho. O Microsoft Azure é um cloud service provider que traz tudo que é necessário para a sua empresa.

Quais sãos as características do Azure?

As soluções do Azure são criadas para fornecer segurança, marketing, mobilidade, serviços de hospedagem e muitas outras vantagens para o seu negócio. Tudo isso é oferecido por um valor variável de acordo com o uso, pois a plataforma utiliza o conceito de escalabilidade, trazendo uma considerável redução de custos para qualquer organização.

Pode-se hospedar todos os dados no Azure, manter os backups na nuvem e utilizar os serviços de Business Intelligence (BI) de forma objetiva, diretamente pela Internet. Não é mais necessário se preocupar com custos de aquisição, espaço físico e manutenção para a infraestrutura suportar tudo isso, afinal tudo estará a cargo do fornecedor da plataforma, neste caso a Microsoft.

É importante refletir sobre como está o banco de dados da instituição, pois ele é substancial no funcionamento e no sucesso esperado. Ter uma equipe competente para realizar essa tarefa e escolher um CSP com segurança de mercado — como o Azure — aumentarão o valor do seu empreendimento e ajudarão você a alcançar seus objetivos.

Com essas informações, é possível entender que o banco de dados é indispensável para um negócio que busca expansão no mercado. Então não deixe de conferir, em detalhes, a importância do backup na nuvem!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };