Entenda como a virtualização tem ajudado empresas a crescer!

Entenda como a virtualização tem ajudado empresas a crescer!

Você provavelmente já conhece as vantagens técnicas da virtualização quando implementada em um ambiente corporativo, mas já parou para pensar em suas implicações estratégicas?

Para ter sucesso na carreira de TI, não basta mais “fazer as coisas funcionarem” — um gerente do setor precisa aliar tecnologia à visão de mercado. Para te ajudar, vamos conversar um pouco sobre como a virtualização vem ajudando PMEs a crescer de forma sustentável e constante.

Uma solução de fácil implementação

O ponto de partida para enxergar essa como uma solução prática é a facilidade com que se implementa o serviço em um sistema empresarial. A virtualização de servidores não exige o mesmo planejamento e investimento em estrutura necessários em um equipamento próprio.

Serviços como o Azure, por exemplo, fornecem opções pré-definidas que atendem a diversos tipos de operação e necessidades de desempenho. Dessa forma, empresas de todos os setores aproveitam os benefícios da virtualização em pouquíssimo tempo, o que lhes dá fôlego imediato para buscar novas oportunidades.

Uma forma de reduzir custos

A virtualização é uma solução de baixo custo se comparada às alternativas mais tradicionais, principalmente a manutenção de servidores próprios. E essa é uma vantagem fundamental para o crescimento empresarial.

Investir em serviço dá mais flexibilidade de custos para a operação. O responsável pela TI não precisa montar sua estrutura pensando em possíveis cenários de crescimento e terminar com equipamento ocioso em mãos. Quando a demanda aumentar, o investimento aumenta. Quando a crise bater à porta, é só reduzir a operação para enxugar gastos.

Esse tipo de manejamento de recursos é o que possibilita empresas pequenas e médias crescerem sem a necessidade de grandes injeções de capital. É onde o setor de TI se torna mais estratégico para o negócio.

Uma vantagem para um novo mercado

A flexibilidade de custos e facilidade de implementação de novas soluções são as vantagens que empresas buscam para se manter competitivas em um mercado mais volátil, focado em experiência e entrega.

O sistema em que o negócio está baseado precisa estar pronto para se ajustar a uma mudança rápida de estratégia, seja para aproveitar uma oportunidade ou atender a uma nova demanda do público. Essa capacidade de manobra vem sendo buscada principalmente pela adoção de SaaS e a virtualização de servidores está no centro dessa tendência.

O modelo proporciona a garantia de uso dos dados, disponibilidade, mais segurança de armazenamento e integração fácil com outras soluções de nuvem que complementam o sistema — por exemplo, máquinas virtuais (quantas forem necessárias) e serviços baseados em cloud como o Office 365.

Ou seja, a palavra-chave que transforma a virtualização em um motor para o crescimento de empresas no mercado é otimização — garantir uma estrutura maior e mais confiável gastando menos. Se é isso que sua empresa precisa para ganhar fôlego e alcançar a concorrência, é hora de ir mais a fundo no assunto e pesquisar a melhor forma de adotar a solução no seu sistema.

E aí, interessado em conhecer mais sobre o assunto? Então venha nos seguir no Facebook e no LinkedIn para ficar informado sobre as últimas novidades e práticas de virtualização, SaaS e cloud computing!

Compartilhe este Post