Conheça os principais recursos do SharePoint Online!

Conheça os principais recursos do SharePoint Online!

Lançado pela primeira vez em 2001, o SharePoint é um software que mudou muito ao longo dos últimos 16 anos. E mudou para melhor. Parte do Office 365, o SharePoint Online é uma ferramenta poderosa que permite o compartilhamento e a colaboração de forma segura e prática.

No SharePoint Online, é possível estabelecer um local comum em que arquivos e documentos serão compartilhados para todas as equipes que vão colaborar neles. Esse compartilhamento pode ser restrito à intranet da empresa ou aberto para acesso externo.

Neste artigo, explicaremos melhor como o SharePoint Online funciona e quais são os seus principais recursos. Confira!

Mais segurança para o compartilhamento

As principais qualidades do SharePoint são as suas robustez e segurança. Para que o trabalho em equipe flua com agilidade em uma organização, é importante que exista uma plataforma integrada que reúna os documentos e arquivos da empresa.

Mas essa centralização de dados também pode gerar preocupações, pois o acesso não autorizado é capaz de comprometer a integridade dos dados ou fazer com que informações vazem para concorrentes.

No SharePoint Online, existem inúmeras opções voltadas para o fortalecimento da segurança, como a definição de permissões de acesso específicas para os usuários, a possibilidade de fechar a plataforma para a rede interna e recursos avançados de prevenção contra a perda de dados, o chamado DLP.

E para garantir que nada será perdido, existe ainda a opção de realizar o bloqueio in loco, que impede a exclusão ou edição de conteúdo. Essa ferramenta é mais uma opção que garante a segurança dos dados no SharePoint.

Organização de equipes com o SharePoint Online

Com o SharePoint Online, é possível criar e atribuir tarefas para pessoas de uma equipe, organizando uma série de fluxos de trabalho para cada uma dessas responsabilidades. A ferramenta vai gerar alertas e monitorar automaticamente o andamento das incumbências do time.

Tudo isso é feito na ferramenta de criação de página da equipe do SharePoint Online. Ela conta com o chamado Announcements List, que é uma espécie de página central dinâmica que permite que o time fique alinhado em relação às novidades e informações importantes sobre o projeto.

Outra lista interessante nessa página da equipe é a de links, opção que pode ser usada tanto para conectar páginas importantes para o trabalho quanto para indicar referências fundamentais para o time.

E o calendário único compartilhado é uma excelente ferramenta que permite que todos da equipe fiquem por dentro de eventos, acontecimentos, reuniões e até datas de férias dos colegas.

E vale ressaltar que o SharePoint é otimizado para o uso em plataformas móveis, permitindo que a equipe consiga acessá-lo de qualquer local. Essa portabilidade faz com que a ferramenta possa, facilmente, se tornar um suporte central para projetos com times remotos, por exemplo.

O SharePoint Online é parte do Office 365, logo, já está disponível para todas as empresas que assinam planos da suíte de aplicativos da Microsoft. E para quem ainda não assina o Office 365, ele é mais uma boa razão para conhecê-la.

E agora que você já sabe mais sobre o poder do SharePoint Online, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e contar para seus colegas o potencial dessa ferramenta!

Compartilhe este Post