Computação na Nuvem: o que é uma Cloud Híbrida?

Computação na Nuvem: o que é uma Cloud Híbrida?

Você já ouviu falar em Cloud Híbrida? Essa nova solução do mercado é perfeita para empresas que precisam aliar facilidade de acesso, disponibilidade, controle e segurança.

Se você ainda está em dúvida sobre qual modelo de Cloud Computing é o ideal para o seu caso, que tal unir o melhor de todos? Vamos contar como. Confira!

Quais são os dois principais modelos de Cloud Computing?

Para começar a entender como funciona a Cloud Híbrida, é bom lembrar quais são os dois modelos de nuvem mais comuns e quais são seus principais usos:

Cloud Pública

Esse é o modelo público de Cloud Computing mais utilizado no mundo todo, de usuários individuais a grandes empresas. Nele, a infraestrutura é mantida por terceiros e compartilhada por todos seus usuários. Cada cliente paga proporcionalmente pela quantidade de recursos utilizados e não tem controle direto sobre os servidores.

Cloud Privada

No modelo privado, a estrutura de Cloud Computing é construída para atender a um cliente exclusivo, como uma empresa. Seja internamente ou em data centers externos, a equipe de TI fica responsável por controlar o sistema, mas ganha em segurança e simplificação de processos. 

O que é Cloud Híbrida?

A Cloud Híbrida é uma solução recente de mercado, feita para atender, ao mesmo tempo, as preocupações com segurança corporativa e a necessidade de flexibilidade, praticidade e inovação. Com ela, você integra os dois modelos  privado e público  para funcionarem em conjunto, somando seus pontos fortes.

Os dados mais sensíveis e que necessitam de um cuidado maior ficam em sua estrutura privada, enquanto os dados cotidianos e usados em larga escala ficam na nuvem pública, com acesso facilitado e integrado à aplicações colaborativas.

O grande segredo da Cloud Híbrida é facilitar a interoperabilidade e comunicação entre esses dois ambientes, aumentando, assim, a produtividade e velocidade na resolução de problemas sem perder em controle e segurança.

Por que ela pode ser a melhor solução para a sua empresa?

A fórmula para otimizar os recursos de TI dentro de uma empresa é bastante simples: reduzir custos, aumentando a eficiência do sistema e facilitando o acesso aos processos operacionais.

Apesar de fácil na teoria, é muito difícil atingir esse ciclo virtuoso quando o crescimento do volume de informações sensíveis não é acompanhado por uma expansão de estrutura.

A Cloud Híbrida é uma forma de atacar esse problema com investimento baixo, pontual e que se paga em bem pouco tempo.

Primeiro, a empresa ganha com a Cloud Pública em produtividade, com o uso de softwares e plataformas de computação na nuvem, como o Azure por exemplo.

E com tantos processos rotineiros terceirizados, sua equipe de TI fica livre para focar na manutenção da Cloud Privada, mantendo os dados importantes longe de ameaças e com operação otimizada.

A migração para a nuvem, muitas vezes, já foi vista como um processo drástico e até inseguro na opinião de alguns profissionais. Esse mito já ficou para trás há algum tempo e a Cloud Híbrida veio para transformar ainda mais o setor de TI.

É hora de você também estar atento às novidades da sua área. Para isso, continue sua pesquisa: desvende 5 mitos sobre a migração para a nuvem.

Compartilhe este Post