Como conectar filiais com eficiência com Cloud Computing?

Como conectar filiais com eficiência com Cloud Computing?

A integração de equipes distintas e que trabalham em filiais diferentes é um grande desafio. De fato, elas precisam de ferramentas que permitam a colaboração e o acesso aos mesmos dados, embora estejam fisicamente separadas. Tendo isso em vista, a Cloud Computing é uma excelente alternativa de conectar esses times.

Você já conhece suas vantagens? Confira o conteúdo que preparamos e entenda como ela funciona e ajuda a vencer essas barreiras, gerando economia para o negócio.

Como funciona a Cloud Computing? 

A Cloud Computing consiste no armazenamento de dados em enormes servidores remotos, mantidos por empresas altamente especializadas, como o Google e a Microsoft. Desde que esteja conectado à internet, o usuário consegue acessar seus arquivos com um login e uma senha de segurança. 

Na verdade, é possível armazenar não só os arquivos na nuvem, mas sistemas inteiros. Assim, uma empresa pode ter todas as suas operações funcionando por meio da computação em nuvem e obter muitas vantagens com isso. 

Como a Cloud Computing contribui para a conexão entre filiais? 

Precisamos nos lembrar que a internet é um fator poderoso para encurtar distâncias. Ela faz isso com a nossa vida pessoal e pode realizar o mesmo pelas empresas e pela integração de seus times. Vamos ver como isso funciona na prática: 

1. A Cloud Computing facilita o compartilhamento de arquivos

No dia a dia, as diferentes equipes realizam uma série de tarefas. Muitas delas são registradas ou geram arquivos como planilhas, controles e fluxogramas de projetos, entre tantas possibilidades.

Nesse sentido, o sistema de armazenamento em nuvem permite que os colaboradores dividam tais arquivos com muita facilidade. Assim, eles podem compartilhar soluções desenvolvidas por uma equipe, mas que contribuirão para agilizar o trabalho de outras. 

2. Garante o tráfego de dados com segurança

Quando unidades de uma mesma empresa estão separadas geograficamente, a internet costuma ser a forma mais utilizada para conectar essas equipes. No entanto, a internet é uma rede pública, e para isso, é preciso criar mecanismos de segurança para que as informações compartilhadas não sejam acessadas por outros usuários. 

Assim, a Rede Particular Virtual (VPN – Virtual Private Network) é o recurso que você deve ter em mente para promover a segurança das informações. Isso porque essa rede transporta dados por meio de um “túnel virtual”, em que os dados são enviados sem a possibilidade de acesso por outros usuários. 

Dessa forma, as equipes de filiais diferentes podem colaborar entre si com a certeza de que as informações trocadas chegarão intactas aos seus destinatários — os colaboradores realmente autorizados a acessá-las. 

3. Permite a integração de operações

Quando a empresa utiliza um sistema que opera na nuvem, ela tem a certeza de que, independentemente da localização geográfica, suas operações podem ser integradas. 

O vendedor de uma loja, por exemplo, pode consultar o sistema para verificar o estoque. Assim, mesmo que que ele não tenha um determinado produto em sua filial, ele consegue verificar que outra unidade dispõe daquela mercadoria na quantidade necessária para atender seu cliente. 

Esse mesmo raciocínio vale para muitas outras operações. Mesmo que tenha diversas filiais, uma empresa pode centralizar a operação do departamento de recursos humanos, por exemplo. Com as informações que as filiais alimentam no sistema em nuvem, é possível realizar todos os processos do setor, reduzindo inclusive os custos

4. Aumenta a velocidade das operações

Quando as informações das diversas filiais são integradas em um sistema em nuvem, os colaboradores das diferentes unidades não precisam consultar uns aos outros para realizar uma série de procedimentos e tomar decisões.

Longe disso, eles têm acesso a todos os dados necessários para avaliar uma situação a partir do próprio sistema. Dessa forma, é possível agilizar os processos, o que aumenta a produtividade da equipe. 

Entendeu como a Cloud Computing pode ajudar a conectar as filiais de uma empresa com eficiência? Quer ler outros conteúdos como este? Então curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das novidades da área! 

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };