Cloud Storage: como otimizar a infraestrutura de TI?

Cloud Storage: como otimizar a infraestrutura de TI?

Se você tem a impressão de ter ouvido e lido muito sobre Cloud Storage, saiba que isso faz todo o sentido. Afinal, “nuvem” é a última (e mais popular) palavra na área de TI. Atualmente o armazenamento de arquivos importantes foi levado a um nível completamente diferente. Esse nível está nas nuvens. Bem, não literalmente, é claro. De qualquer modo, esse método de armazenamento está ganhando cada vez mais a preferência de inúmeras organizações.

Ao longo deste artigo abordamos o funcionamento do Cloud Storage, bem como sua capacidade de potencializar a infraestrutura de TI de acordo com as necessidades da empresa a custo baixo e sem grandes operações. Confira!

Funcionamento do Cloud Storage

Quando pensam em Cloud Storage (ou armazenamento em nuvem), muitas pessoas evocam ideias sobre ter suas informações flutuando no espaço exterior, onde podem ser livremente acessadas por qualquer um, mas “a nuvem” é uma infraestrutura física real, com servidores alojados em enormes data centers que aplicam técnicas avançadas de criptografia e segurança.

Utilizar o Cloud Storage, portanto, significa salvar seus dados nesses centros em vez de usar um disco rígido local.

Redução de custos

Como líder empresarial, é fundamental estar ciente de que o custo é o principal benefício acessado ao migrar para o Cloud Storage.

O armazenamento em nuvem é muito mais acessível simplesmente por eliminar os gastos associados à manutenção de servidores locais e à contratação de profissionais de TI responsáveis por gerenciar o sistema.

Acessibilidade

O Cloud Storage permite que as organizações proporcionem aos seus colaboradores acesso simplificado aos dados necessários para executarem suas tarefas.

Os membros da equipe que colaboram em um projeto (ou que apenas precisam de determinados arquivos), por exemplo, podem acessar as informações pertinentes sem terem que enviar e-mails seguidamente para acompanhar as alterações realizadas.

Além disso, os dados são copiados para vários servidores, de modo que, se um deles falhar, outro já estará pronto para garantir o acesso à informação.

Segurança online

A segurança é uma grande preocupação para muitas empresas, o que ainda leva algumas a hesitarem ante os benefícios apresentados pela solução de Cloud Storage. Entretanto, o armazenamento em nuvem oferece altos níveis de confiabilidade.

De fato, a segurança é muito maior se comparada à oferecida por um servidor local. Além das tradicionais barreiras de login e senha, a criptografia e o particionamento das informações impedem acessos não autorizados e o ataque de hackers.

Escalabilidade

O Cloud Storage é extremamente escalável. Isso significa que você pode basear a quantidade de armazenamento nas necessidades atuais da sua empresa e, caso precise de mais, basta acrescentar ao seu plano e dispor de espaço adicional.

Essa característica extremamente vantajosa facilita as tarefas de gerenciamento à medida em que não é preciso planejar com antecedência ou esperar para conseguir reduzir os custos de armazenamento.

Mobilidade

O benefício da mobilidade é importante, pois com a tecnologia as pessoas trabalham em qualquer lugar, a qualquer momento. Sendo assim, o cumprimento remoto de tarefas se tornou mais prevalente do que nunca.

Com o Cloud Storage, todos os profissionais podem acessar dados relevantes a qualquer hora e de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Gostou do nosso artigo? Então não perca a oportunidade de se aprimorar ainda mais e entenda como a virtualização tem ajudado empresas a crescer!

Compartilhe este Post


var MauticFormCallback = { qualificacaoformulariodecotacaorapida: { onValidateStart: function () { document.getElementById('mauticform_input_qualificacaoformulariodecotacaorapida_url').value = window.location.href; } } };