Soluções em TI: como contratar uma empresa que preste esses serviços?

Soluções em TI: como contratar uma empresa que preste esses serviços?

Seja na compra de computadores ou aquisição de novos softwares, o investimento em soluções em TI é feito por empresas que buscam otimizar seus processos internos e ter um nível de desempenho maior. Isso dá ao empreendimento maior capacidade de converter clientes em potencial e manter-se competitivo independentemente do cenário econômico.

Para que o retorno sobre cada investimento seja alto, uma série de medidas devem ser tomadas. Bem executadas, essas estratégias impedem que a aquisição de uma solução em TI torne-se um fracasso, maximizando o retorno obtido. Conheça 4 delas no nosso post abaixo!

1. Compreenda as necessidades da sua empresa

O 1ª passo para efetuar um investimento em TI de sucesso é conhecer as necessidades do negócio. Isso permite que o gestor direcione melhor a sua busca por um conjunto de soluções em TI que sejam integradas ao ambiente interno e tornem o empreendimento lucrativo.

Busque levantar dados sobre quais são os maiores gargalos de cada área. Problemas como falta de integração, ausência de mobilidade operacional e erros frequentes auxiliam na identificação de qual ferramenta pode ser ideal para cada setor.

2. Conheça a experiência da prestadora de serviços

Além de saber o que busca, a empresa deve procurar uma prestadora de serviços que tenha experiência na sua área de atuação. Se a solução adotada for uma plataforma de cloud computing, por exemplo, o negócio deve estar atento ao conhecimento que a companhia contratada possui na área.

A organização eleita deve ter uma boa relação com fornecedores e experiência de mercado. Nesse sentido, ao escolher uma companhia com serviços voltados para as necessidades do negócio, você garante o máximo de retorno a médio e longo prazo.

3. Entenda a relação da prestadora de serviços com os fabricantes

Verifique os certificados de qualidade que a empresa possui. Companhias que atuam de acordo com os padrões do mercado recebem documentos que atestam um trabalho de excelência. Eles são obtidos de acordo com o nível de conhecimento e de relação com o fabricante da tecnologia e atestam o foco da prestadora de serviços em uma atividade de alta qualidade.

Avalie também como essa organização se relaciona com fabricantes através de itens como tempo de relação dela com o fabricante, certificações, frequência em treinamentos, participação em eventos nacionais e internacionais, etc. O ideal é que ela tenha uma comunicação sólida e de longa data com quem representa, pois dessa forma ele terá maior influência e domínio sobre estas grandes marcas, facilitando o atendimento para a demanda de clientes com muito mais agilidade e segurança.

4. Busque o feedback de clientes antigos

Conhecer o feedback de clientes antigos e usuários atuais de uma solução em TI é uma estratégica que permite a compreensão prévia de como a empresa lida com demandas de parceiros comerciais e quais sãos os pontos fracos do seu atendimento.

Veja a avaliação de quem já trabalhou com a prestadora de serviços para identificar se a sua forma de auxiliar consumidores está alinhada com os padrões do seu negócio. Assim, você pode evitar uma série de problemas e maximizar o retorno sobre o seu investimento.

A escolha de soluções em TI para uso no ambiente corporativo é um processo complexo. Ele demanda tempo e uma capacidade de identificar as necessidades da empresa (como os seus problemas e objetivos de longo prazo). Além disso, é necessário verificar como cada ferramenta disponível no mercado pode ser integrada aos processos do negócio, maximizando os lucros e receitas obtidas com a nova solução.

Esse é um processo que, em muitos casos, pode ser feito com o auxílio de uma empresa especializada. Se você possui dúvidas e quer identificar a melhor forma de investir em soluções em TI, entre em contato com um de nossos especialistas!

Compartilhe este Post