Aprenda como empreender na carreira de TI

Aprenda como empreender na carreira de TI

Você quer crescer na empresa em que trabalha e deixar de ser apenas mais um funcionário? Sonha com cargos mais altos, salários melhores e tarefas mais desafiadoras? Se sua resposta foi sim, a primeira coisa que você precisa fazer é deixar de agir como mero empregado e começar a atuar como um empreendedor de verdade.

O empreendedorismo em TI que estamos falando não é voltado para montar sua própria empresa, mas sim em desenvolver sua carreira de forma empreendedora. É um conceito muito mais amplo, que inspira também aqueles profissionais que planejam ter uma carreira de sucesso dentro da organização desejada.

Se você é desse time, leia o texto com atenção, pois vamos dar boas dicas de como se tornar um profissional indispensável e cheio de atitudes empreendedoras. Veja como despertar a atenção do seu chefe através de suas atitudes!

Funcionários obedecem, empreendedores lideram

Se você é da turma que apenas faz o que é mandado pelo chefe, você é o tipo operário padrão. Você não é um empreendedor.

O empreendedor é proativo. Ele procura onde estão os problemas da empresa e busca caminhos para que esses desafios sejam superados.

Além disso, o empreendedor exerce uma certa liderança. Ele se mostra como referência de comportamento, atitude e trabalho. Mesmo sem cargo de chefia, o empreendedor em TI se destaca dos demais e sempre se apresenta para desenvolver algum projeto, equipe ou tarefa.

Funcionários batem ponto, empreendedores vestem a camisa

Para crescer na carreira e ser um empreendedor em TI, é preciso pensar como um empreendedor. O empreendedor não vê a empresa como um mero posto de trabalho. É muito mais do que isso.

O empreendedor coloca o coração e a alma na empresa. Não se preocupa com a hora de ir embora. Trabalha mais pelo prazer de realizar e não por obrigação. Por quê? Porque o empreendedor sabe que, se a empresa crescer, ele vai crescer junto. Sabe que o sucesso dos dois é interdependente.

Funcionários somam, empreendedores vendem seu peixe

Empreendedorismo em TI significa saber se promover em cima de resultados. Enquanto um funcionário comum realiza as tarefas e mostra para o chefe apenas que fez o que foi pedido, o empreendedor executa um intensivo marketing pessoal em cima das soluções e resultados que gerou de fato.

Por isso, participe das reuniões, dos encontros de networking, faça apresentações e, sempre que puder, mostre suas ideias para várias pessoas da empresa.

Abrir seus sonhos também é importante. Se a empresa souber que você aspira subir na carreira, os diretores vão redobrar a atenção para conhecer melhor a sua capacidade. Com essas posturas, você vai entrar no radar da chefia.

Funcionários têm chefes, empreendedores têm mentores

Todo empreendedor já teve algum mentor, desde Bill Gates e Steve Jobs até Larry Page e Mark Zuckerberg. Se você quer crescer na empresa com a mentalidade de empreendedor, encontre alguém que esteja disposto a lhe mostrar o caminho, a ensinar, a dar dicas valiosas.

Ele será o seu mentor, seu tutor, seu mestre. Enquanto isso, você precisará de humildade para aceitar as orientações e sugestões. Mentor é um amigo mais experiente. Cultive esse relacionamento com alguém, seja humilde e procure aprender não só as técnicas como também suas experiências de vida.

Funcionários seguem a cartilha, empreendedores inovam

O funcionário comum costuma ser muito bom em entregar tarefas, mas o empreendedor vai além. Para ele, o importante não é só fazer o que lhe foi pedido. O importante é entregar o resultado com o menor custo e da maneira mais ágil e dinâmica possível.

O empreendedor em TI pensa com cabeça do dono, do acionista e do sócio da empresa. Quer sempre melhorar a produtividade e incrementar os ganhos.

Funcionários pensam no emprego mais cômodo, empreendedores pensam na oportunidade certa

Se você é um empreendedor em TI, não aceite trabalhar em qualquer empresa. Até aqui, falamos do que você precisa fazer para crescer na carreira, mas é importante também que a empresa esteja preparada e dê espaço para o profissional empreendedor.

A empresa boa para o empreendedor é a organização aberta, com líderes inspiradores e que dão espaço para o novo. Deixe para lá aquela empresa com mentalidade antiga, cujos chefes se sentem ameaçados por empregados que sonham em crescer ou são mais inteligentes que eles.

Gostou das dicas de como crescer com o empreendedorismo em TI? Então, arregace as mangas e se jogue no trabalho para conquistar o seu sonho. Não se esqueça de compartilhar esse texto nas redes sociais para ajudar outros profissionais a fortalecer o seu segmento!

Compartilhe este Post