5 livros interessantes que todo gestor de TI deveria ler

5 livros interessantes que todo gestor de TI deveria ler

Gerentes de tecnologia da informação que querem inovar constantemente e propor projetos impactantes precisam estar constantemente atualizados. Pensando nisso, listamos aqui 5 livros para gestor de TI que vão te inspirar, ensinar a lidar com colaboradores e auxiliar a mostrar o valor da sua área para a gerência da empresa.

Com tantos conteúdos disponíveis na internet como webinars, e-books e vídeos no YouTube, pode soar estranho e até mesmo arcaico indicarmos a leitura desses livros. Mas quem quer ter sucesso na área de TI precisa ir além e mostrar que está sempre absorvendo conhecimento de diferentes fontes.

Pronto para conhecer os 5 livros que todo gestor de TI deveria ler? Continue lendo o nosso texto.

1. Gestão e Liderança para Profissionais de TI

Talvez um dos maiores desafios dos gerentes de TI seja a gestão de pessoas. Para te ajudar nisso, Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres trazem nesta obra capítulos que abordam liderança, recursos humanos, gestão de projetos e planejamento estratégico.

O livro tem como foco profissionais que desejam subir na carreira e obter bons resultados na gestão de TI dentro de empresas. Ele também é ótimo para quem busca avaliar e transformar positivamente práticas rotineiras da equipe.

É importante ressaltar que a obra está disponível apenas em português de Portugal, mas o esforço da leitura vale a pena.

2. O Poder dos Quietos

Boa parte dos profissionais de TI são considerados como introvertidos e quietos demais. Isso muitas vezes pode esconder o potencial que essas pessoas têm. Instigada pelo comportamento humano, a autora Susan Cain aborda nesta obra como líderes de organizações podem explorar o talento de pessoas introvertidas, que muitas vezes é ignorado.

O livro também é ideal para pessoas que se identificam com o tema e se consideram tímidas, pois ele demonstra como essa característica pode ser melhorada e usada a seu favor.

3. O Verdadeiro Valor de TI

Escrito por dois cientistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Richard Hunter e George Westerman, o livro desenvolve uma pesquisa feita pelos autores com mais de 200 executivos bem-sucedidos de gestão de TI e demonstra como eles conseguiram agregar valor aos seus negócios com a área de tecnologia.

Essa é uma obra essencial para líderes que buscam mostrar a importância da tecnologia da informação para a diretoria da empresa, principalmente na hora de aprovar projetos e orçamentos.

4. Criatividade S.A.

Pode parecer estranho um livro sobre a história da Pixar estar nesta lista, mas temos boas razões para incluí-lo. Escrito por Ed Catmull, a obra não conta apenas como Steve Jobs e John Lasseter criaram a Pixar, ela também inspira a criar uma cultura de criatividade dentro da sua área.

Ele é excelente para aprender como motivar uma equipe, ser inovador e resolver problemas colaborativamente. Quer melhor história de sucesso para se inspirar? 

5. The 11 Secrets of Highly Influential IT Leaders

Se tem um livro em inglês que vale a pena ser lido por gestores de TI, com certeza este livro é  “Os 11 segredos de líderes de TI altamente influentes”, de Marc J. Schiller. 

O autor reúne nesta obra os aprendizados acumulados ao longo de mais de 25 anos de carreira, trazendo insights que vão  te ajudar a tomar decisões estratégicas e guiar operações do dia a dia. Além disso, esta obra é um verdadeiro mapa do sucesso em TI e promete te mostrar atalhos para alcançar os seus objetivos mais facilmente. 

Gostou da nossa seleção de livros para gestor de TI? Então siga a nossa página no Facebook para mais dicas como essas!

Compartilhe este Post