Backup na Nuvem: Saiba como fazer e sua importância

Backup na Nuvem: Saiba como fazer e sua importância

O armazenamento na nuvem é uma das tecnologias mais importantes do mundo contemporâneo. Mas, apesar de todos os benefícios trazidos, muitos usuários ignoram a necessidade desse backup.

O uso da computação em nuvem tem alcançado um crescimento expressivo, especialmente em ambientes corporativos. Em decorrência disso, cresce o número de informações sigilosas na rede, crescendo demais também a preocupação com segurança.

Nesse cenário, o backup na nuvem é um procedimento essencial para a segurança das corporações. Quer entender porquê? Continue lendo o post de hoje!

Por que fazer backup na nuvem é tão importante?

A internet é uma grande ferramenta. Entretanto, ainda é muito vulnerável, quando o assunto é segurança da informação.

Qualquer um que informa e disponibiliza seus dados e informações pessoais na rede está sujeito a ataques virtuais, colocando todos esses arquivos em risco. Em um contexto empresarial, esse é um problema que deve ser devidamente evitado.

Além disso, o uso crescente dessa tecnologia tem atraído olhares maliciosos de hackers, dando origem a uma nova modalidade de crime virtual: o sequestro de dados. Invasores acessam os dados da empresa, criptografando-os e exigindo altas quantias de “resgate”.

Apesar do crime também atingir pessoas físicas, as empresas são os maiores alvos dos criminosos, posto que dispõem de informações mais relevantes na nuvem. Assim, o acesso é restabelecido somente com o pagamento do resgate exigido. Com o backup na nuvem esse problema é eliminado, uma vez que os servidores dos grandes Datacenters são blindados contra esse tipo de ataque.

Desse modo, apesar de todos os benefícios e segurança que o armazenamento na nuvem propicia, é preciso adotar a prática de se realizar backups, evitando que falhas de segurança, problemas em hardwares ou até picos de energia possam destruir informações importantes.

Isso porque, o extravio de dados e informações empresariais gera consequências inimagináveis, causando atraso na prestação do serviço, retrabalho e a divulgação indevida de informações sigilosas.

Como realizar um backup eficiente?

Agora que você já compreendeu a importância de manter sua empresa protegida contra possíveis problemas do armazenamento em nuvem, preste bastante atenção nas dicas a seguir que irão lhe ajudar a fazer um backup com sucesso e segurança.

Faça cópias dos arquivos

Perder um arquivo pessoal já acarreta muitos transtornos, não é mesmo? Imagine um documento empresarial importante e sigiloso? A situação pode se tornar ainda mais complicada.

Portanto, a primeira dica é adotar como prática a realização de cópias de documentos importantes. A partir daí, adote a estratégia de armazenar em locais distintos. Assim, caso algum arquivo seja perdido, o outro se manterá intacto.

Realize backups periódicos

Você pode estabelecer de quanto em quanto tempo os backups dos seus dados serão realizados. O ideal é que informações financeiras e de clientes passem por backup diário ou, no máximo, semanal.

Com isso, minimiza-se a probabilidade de se perder algum dado relevante para a empresa.

Faça uso de um bom serviço de armazenamento em nuvem

Ter a disposição um bom serviço de armazenamento em nuvem, garantido por uma grande marca como a Microsoft e outras, por exemplo, irá tornar o procedimento de backup muito mais ágil e seguro. Isso porque, eles realizam esse procedimento de maneira automática e asseguram a segurança dos dados e informações.

Um bom fornecedor e o procedimento correto asseguram que a empresa se proteja adequadamente dos perigos da internet, colocando a salvo dados sigilosos e importantes para a agilidade e segurança do negócio.

Gostou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre a importância do backup na nuvem para a sua empresa? Deixe um comentário ou curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que postamos!

Compartilhe este Post