A hiperconvergência reduz custos, otimiza operações e se torna estratégica para as empresas

A hiperconvergência reduz custos, otimiza operações e se torna estratégica para as empresas

A tecnologia aplicada a infraestrutura hiperconvergente continua a evoluir à medida que os fabricantes oferecem uma ampla variedade de appliances integrados para ajudar as empresas a reduzir custos e simplificar o gerenciamento.

Isso leva à objetivos que boa parte das empresas estão buscando atualmente: otimização de investimentos e aumento de produtividade nas operações. Além disso, vale destacar a necessidade das organizações em modernizar seu parque computacional para dar acesso a verdadeira revolução que está acontecendo em decorrência da atual Transformação Digital.

A Hiperconvergência surge para atender novas necessidades de mercado

A chamada economia digital trouxe para as empresas novos paradigmas de negócio, temos um mercado consumidor mais exigente e altamente conectado, graças aos uso dos dispositivos móveis, e outro ponto fundamental nesse contexto de mudança, é a quebra de diversos paradigmas de mercado.

Isso quer dizer que temos velhos conceitos mercadológicos sendo reconstruídos completamente, a exemplo de setores como música, filmes, transportes, isso apenas para citar os casos da Netflix, Spotify e Uber.

Podemos ver que o próprio varejo como um todo passa por uma forte ruptura. Não é só uma mudança para o online, mas para o mobile, o omnichannel e as redes sociais. Mas para acompanhar tanta mudança, as empresas precisam estar preparadas em sua estrutura tecnológica e conceitual.

A Hiperconvergência passa a fazer parte desse conceito de mudança a partir do momento que permite que as organizações modifique suas estruturas de TI, acrescentando a inovação de forma estratégica, otimizando seus ciclos produtivos sem comprometer orçamentos.

O Gartner prevê o crescimento da Hiperconvergência

O Gartner, empresa líder mundial em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, previu que em 2020, 20% dos aplicativos críticos de negócios, implementados atualmente, passarão para a infraestrutura hiperconvergente (IHC), onde a computação e o armazenamento definidos por software são combinados em uma plataforma escalonável. controlada através de uma única plataforma de gestão.

A Hiperconvergência oferece inúmeros benefícios, o que justifica o crescimento acelerado nos próximos anos. Além de ajudar na otimização de investimentos, reduzindo custos e direcionando a aplicação dos orçamentos em áreas críticas ao negócio, a implementação de um sistema hiperconvergente reduz a carga administrativa e simplifica o gerenciamento de seu ambiente operacional.

Importantes benefícios da Hiperconvergência para TI

Além da redução de custos e otimização das operações, beneficiando os  negócios da empresa, vale destacar também as vantagens estratégicas da Hiperconvergência no aspecto técnico, ligado principalmente ao setor de TI.

A Hiperconvergência leva o conceito de infraestrutura que combina armazenamento, rede, computação e virtualização de servidor em um pacote de hardware, ao próximo nível, integrando sua gestão ao software.

Os sistemas de infraestrutura hiperconvergente reduzem as complicações de hardware, satisfazem as necessidades de armazenamento e simplificam o processo de planejamento e gestão da arquitetura de TI aplicado a diferentes tipos de empresas.

  1. Infraestrutura hiperconvergente simplifica o planejamento e implantação de novas tecnologias;
  2. Permite escolher e expandir componentes de infraestrutura de TI de forma mais simples com o HCI;
  3. Distribuição eficiente da capacidade de armazenamento de dados;

Os usuários nem sempre adotam a tecnologia tão rapidamente quanto a TI prevê, ou podem usá-la de maneira diferente do esperado. Em um datacenter tradicional, por exemplo, essas inconsistências podem causar riscos aos negócio e dores de cabeça sérias para a TI, que precisa garantir que todos os recursos estejam prontos para oferecer a melhor experiência ao usuário.

Com a Hiperconvergência, a gestão de TI pode simplesmente adicionar ou remover um nó do hardware se precisar fornecer mais ou menos recursos computacionais em um determinado momento, facilitando o planejamento e execução de projetos de tecnologia que buscam otimizar as operações de negócio e reduzindo custos.

Sobre a Combina

A missão da Combina é ajudar os gestores de TI a atingirem suas metas de negócios ao fornecer os conselhos de tecnologia e os produtos e serviços que eles precisam. As áreas de foco da Combina incluem licenças de software, servidores, networking, armazenamento de dados, cloud computing, segurança,entre outros produtos e serviços conectados à tecnologia de última geração.

Para saber mais sobre os benefícios da Hiperconvergência aplicado ao setor de TI das empresas, assine a nossa newsletter e receba as novidades do blog!

Compartilhe este Post