6 motivos para migrar seu servidor de e-mail para a nuvem

6 motivos para migrar seu servidor de e-mail para a nuvem

A cloud computing é um dos conceitos mais discutidos no momento. Ela promete ser um dos pilares das próximas revoluções tecnológicas. O fato é que inúmeras operações que realizamos no dia a dia utilizam esse recurso. Sendo assim, a migração do servidor de e-mail para a nuvem parece inevitável.

Você sabe quais são os benefícios de migrar o servidor de e-mail para a nuvem? Entende o potencial da cloud computing para economizar recursos, garantir segurança e promover a mobilidade? Então continue a leitura deste post e confira!

1. Economia

Cortar despesas e aumentar a lucratividade são medidas que fazem parte da lista de prioridades de uma empresa. A manutenção de um servidor interno gera uma série de custos: a compra do equipamento e plataforma de e-mail, os racks, eletricidade, refrigeração para o ambiente e a equipe de suporte.

Provavelmente a soma de todas essas despesas é maior do que o custo de contratação de um servidor na nuvem, considerando que a empresa paga de acordo com o uso do serviço.

2. Mobilidade

Quando o servidor de e-mail está hospedado na nuvem os colaboradores podem acessar suas mensagens de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. Isso significa que seus colaboradores podem permanecer conectados por mais tempo, independentemente da sua presença no escritório.

Dessa forma os colaboradores têm seu e-mail sincronizado e atualizado constantemente, sem correr o risco de tomar decisões ou realizar tarefas remotamente sem a totalidade dos dados disponíveis.

A possibilidade de acesso constante aumenta os níveis de produtividade visto que os funcionários visualizam as mensagens mesmo que trabalhem remotamente e podem tomar as providências mais adequadas.

3. Colaboração

Mesmo que a sua empresa tenha filiais ou funcionários remotos, eles podem trabalhar em sincronia e colaborar entre si de forma ágil e simples.

Eles têm a possibilidade de editar projetos e documentos em tempo real, realizar conferências por vídeo e voz, atualizar relatórios instantaneamente por meio de ferramentas colaborativas, entre outras.

Aliás, essa é outra vantagem desse tipo de servidor de e-mails. Ele permite não só a troca de mensagens, mas a utilização de muitos recursos colaborativos.

4. Segurança

Um provedor de e-mail na nuvem mantém seus dados seguros tanto porque oferece ferramentas sofisticadas para a segurança quanto pelo fato de distribuir geograficamente as suas informações.

Os provedores investem quantias exorbitantes em antivírus, firewalls e outras ferramentas atualizadas para garantir que seus dados estejam protegidos da ação de hackers.

Também vale lembrar que o fato dos seus dados não estarem armazenados em um único espaço físico mas em servidores remotos reduz a possibilidade de que eles sejam afetados tanto por desastres naturais quanto por falhas de equipamentos locais.

5. Eliminação dos custos com a manutenção

Quando a empresa opta por utilizar um provedor de e-mail na nuvem, ela fica livre da responsabilidade de realizar sua manutenção — esse trabalho é feito pelo provedor.

Isso significa não só uma redução de custos com a equipe de TI, mas também com o investimento em equipamentos. Portanto, a migração gera uma economia significativa para as organizações.

6. Atualização com pouco investimento

A migração dispensa não só a necessidade de investir permanentemente em novos equipamentos, ela também permite que a empresa tenha sistemas atualizados sem comprar softwares ou atualizar licenças.

Os próprios provedores têm o cuidado de realizar atualizações frequentes nos softwares, incluindo os aspectos referentes à segurança. Dessa forma as empresas economizam não só os recursos financeiros, mas o tempo.

O TI pode se ocupar de outras atividades que contribuem para a excelência operacional do negócio e até mesmo para sua gestão estratégica.

Entendeu quais são as principais vantagens de migrar seu servidor de e-mail para a nuvem? Achou o post interessante? Então compartilhe-o agora mesmo com os seus contatos nas redes sociais!

Compartilhe este Post